Para chamar ainda mais a atenção da população quanto a necessidade de unir forças contra a dengue, no dia 23 de março, um sábado, ocorreu o “Dia D” de Mobilização no Parque dos Camargos, evento organizado pela Secretaria de Saúde com foco na conscientização.

A iniciativa reuniu servidores das Secretarias municipais de Barueri e moradores em uma caminhada pelas principais vias do bairro, como a estrada Velha de Itapevi e a avenida Zélia, para distribuição de material educativo e orientação. Os agentes de combate às endemias e também as equipes de limpeza da Secretaria de Serviços Municipais percorreram o bairro realizando o mutirão de Cata Cacareco e visitas nas residências.

Estiveram presentes autoridades municipais, como o prefeito Rubens Furlan, e alguns secretários, incluindo Beto Piteri, da Secretaria de Governo, e Milton Monti, à frente da Secretaria de Saúde.

Alerta máximo

Monti contou que o “Dia D” é uma importante ação de combate aos focos do Aedes aegypti, mosquito responsável pela transmissão da dengue e de outras doenças, como Zika, Chikungunya e febre amarela. “Essa ação veio para alertar a população do bairro para não deixar água parada em pratos de vasos de plantas, pneus, garrafas dentro das residências e comércios e, assim, evitar o mosquito”, frisou o secretário

A diretora do Departamento Técnico de Controle de Zoonoses, Marta Chaves, esteve presente alertando a todos sobre a importância dessa ação.

“Essa distribuição de folhetos e cartazes aqui no Parque dos Camargos é muito importante para que a população local não deixe recipientes que possam conter ou represar água, atraindo o mosquito da dengue. São pequenas atitudes que podem salvar vidas, pois se não houver água parada o mosquito não irá se reproduzir e teremos menor número de pessoas doentes”, ressaltou Marta.

Ela disse ainda que é importante usar repelente, telas em janelas e manter terrenos limpos. “Sigam as orientações no folder educativo para cada recipiente listado, faça uma vistoria. Com apenas 10 minutos por semana em sua residência você mantém sua família protegida e sua casa livre do mosquito da dengue.  Se o mosquito não nascer não há o que temer”, reforçou a diretora.

Intensificação das ações

Desde o início do verão a Secretaria de Saúde de Barueri vem realizando diversas ações de combate à Dengue e outras arboviroses. Com o aumento de casos da doença no Estado de São Paulo foi criado o Decreto 9.943, de 22 de fevereiro de 2024, que instituiu o Grupo Emergencial de Ações e Combate à Dengue e Outras Arboviroses.

Semanalmente, representantes das Secretarias municipais se reúnem para organizar as ações em todo o município. Além do trabalho de rotina, estão sendo realizados mutirões aos sábados para intensificar os trabalhos de limpeza e visita casa a casa. Os bairros contemplados nesses mutirões até o momento foram Parque Imperial, Parque Viana, Jardim Maria Helena e Parque dos Camargos.

Ao todo foram recolhidas 8.468 toneladas de resíduos e 7.743 imóveis visitados no mês de março.

A dengue

Apesar de ser um vírus, a dengue não é transmitida pelo ar ou pelo contato com uma pessoa infectada. A única forma de transmissão da doença é por meio da picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti.

Após a pessoa ser picada, começa a desenvolver os sintomas até cinco dias após o contato. São eles: febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, náusea, vômito, manchas vermelhas na pele. Mas a doença pode evoluir para formas mais graves após a primeira semana, quando esses sintomas tornam-se um sinal ainda maior de alerta: dor abdominal intensa, vômitos persistentes e com sangue, respiração ofegante, sangramento de mucosas, fadiga, desidratação são alguns deles. Sem o tratamento adequado, a evolução do quadro pode ser grave.

Ao sentir qualquer um desses sintomas, procure o serviço de saúde o mais rápido possível.

O mosquito se reproduz e deposita seus ovos em ambientes com água parada que, ao se romperem, tornam-se larva e pupa (estágios de formação) e, finalmente, um mosquito dentro de sete dias. A larva do Aedes é resistente. Após depositada, mesmo que em local seco, pode permanecer viva até um ano e quando em contato com a umidade, se desenvolve.

A ação de combate ao mosquito é responsabilidade de todos, já que com menos vetores, menor é a possibilidade de transmissão de doenças. É importante frisar que 80% dos focos de dengue são localizados dentro das residências. Se cada família cuidar bem de sua casa, o risco diminui significativamente para todos.

Fonte: Secom – Prefeitura de Barueri