Videomonitoramento e semáforos inteligentes garantem fluidez e segurança

0
52

Para que pedestres, motoristas, motociclistas e ciclistas possam trafegar por vias e por faixas específicas, um sofisticado sistema que inclui videomonitoramento e semáforos inteligentes foi instalado em Barueri para garantir a segurança de todos. São mais de 500 câmeras de vídeo e 74 semáforos junto com agentes de segurança e técnicos que atuam em conjunto no (Demutran) Departamento Municipal de Trânsito e na GCM (Guarda Civil Municipal), ambos pertencentes à Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (SSMU).

“Nos últimos quatro anos houve um grande investimento da Prefeitura de Barueri para melhorar o sistema de trânsito da cidade. Todos os semáforos foram revitalizados nesse período, por exemplo”, informa o diretor do Demutran, Valter de Oliveira.

O mesmo aconteceu com os equipamentos de videomonitoramento, câmeras que funcionam em toda a cidade 24 horas por dia e que são capazes de flagrar inúmeros movimentos, como grandes e pequenos acidentes, para que providências sejam tomadas em curto espaço de tempo.

Até o munícipe consegue acessar algumas dessas câmeras para verificar certos locais em tempo real. O recurso é bastante utilizado em dias de fortes chuvas, por exemplo, ou em horário de pico. O serviço está disponível AQUI.

Semáforos inteligentes
Os semáforos têm cada qual um controlador e estão conectados ao Centro Integrado de Monitoramento (CIM). Lá, uma equipe de agentes monitora cada unidade, tem condições de interferir no funcionamento a fim de melhorar o fluxo de trânsito e evitar congestionamento e ainda acionar as equipes que circulam nas ruas para efetuar eventuais reparos em equipamentos que apresentem defeitos.

“Alguns semáforos, por exemplo, são equipados com sensores especiais capazes de identificar o tamanho da fila de veículos e automaticamente regular o tempo da luz verde para equilibrar o fluxo do trânsito daquela via”, explica o agente técnico de Vistoria Semafórica, Osvaldo Conceição Júnior.

Mobilidade Urbana
Todo esse aparato técnico e de pessoal existe para garantir a mobilidade urbana, que é a melhora da qualidade de vida para o cidadão por meio do transporte e da estrutura viária, ressalta o diretor do Demutran.

O chamado Sistema Inteligente de Administração de Semáforos traz vantagens relevantes, como a diminuição do volume de manutenção dos equipamentos e principalmente dos riscos de acidente.

“É muito raro a incidência de acidentes em área semaforizada, a não ser pela imprudência do condutor”, afirma Osvaldo Júnior.

Fonte: Secom – Prefeitura de Barueri