Durante o mês de fevereiro a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SDPD) realizou oficinas sobre o tema “Carnaval” para os atendidos do programa Centro-Dia. O objetivo das atividades foi a promoção da criatividade e da interação social. 

Máscaras decorativas, enfeites, lantejoulas enfeitaram a SDPD com a proposta de explorar o tema da festa típica.  

“A ideia foi trabalhar o tema Carnaval de forma diferenciada, para que os usuários que estavam acostumados com os bailes antes promovidos na SDPD não deixem de explorar a cultura que é tão importante”, explica a psicóloga da SDPD, Angelita Pavão.  

Os usuários que participam das oficinas do Centro-Dia (programa voltado para pessoa adulta com deficiência) tiveram contato com trabalhos manuais na confecção de um painel decorativo feito com materiais reaproveitados, como EVA e papelão, e remeteu a blocos carnavalescos. 

“Além da conscientização e vivência dos aspectos culturais, celebrar o Carnaval com os usuários favorece a interação social e aproxima da identificação de unidade social”, ressaltou a terapeuta ocupacional da SDPD, Yee No. 

Folia segura 
Além dos usuários participarem da confecção da decoração de fantasias, máscaras e outros, os atendidos tiveram momentos de descontração e interação social. Todos os protocolos de segurança, como o uso de máscara e distanciamento social, foram seguidos. Os atendidos que não compareceram aos encontros para evitar a aglomeração, puderam acompanhar por videochamada a festa de carnaval da SDPD. 

Fonte: Secom – Prefeitura de Barueri