Tendas de teste para Covid-19 permanecem até final de fevereiro

0
67

As tendas montadas pela Secretaria de Saúde de Barueri para testagem gratuita da população com o intuito de diagnosticar a contaminação causada pela Covid-19 devem permanecer até o dia 26 de fevereiro. Caso o prazo de permanência seja prorrogado, a Prefeitura de Barueri irá noticiar em seus canais oficiais de comunicação.

O serviço, alocado no estacionamento do Ginásio Poliesportivo José Corrêa (av. Guilherme P. Guglielmo, 1000, Bethaville), foi disponibilizado na segunda quinzena de setembro do ano passado e não sofreu nenhuma interrupção desde então. Nas tendas são realizados exames do tipo RT-PCR, baseado em material colhido pelo nariz ou garganta, chamado popularmente de “exame do cotonete”.

Podem se submeter ao exame moradores de Barueri com 18 anos ou mais e que estejam com o Cadastro Cidadão atualizado. O agendamento é feito pelo APP Saúde Barueri, disponível para download gratuito nas lojas de aplicativos; na Unidade Básica de Saúde (UBS) para munícipes com sintomas; e pelo call center – apenas para maiores de 60 anos – no número  (11) 4349-0600. As tendas funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, mas atendem somente mediante agendamento prévio.

O teste é indicado a pessoas que estejam apresentando sintomas de coronavírus, mas deve ser feito do 3º ao 7º dia do início dos sintomas, senão pode não detectar a presença do vírus. O resultado demora cerca de cinco dias e é disponibilizado na UBS mais próxima da residência.

A orientação é para que, após a coleta do material, mantenha-se o isolamento social até receber os resultados do exame e usar máscara mesmo dentro de casa, para a proteção dos familiares.

Mais de 24 mil testes
Desde que foram montadas, as tendas já contabilizam um total de 24.170 testes realizados.

De acordo com a Secretaria de Saúde, no mês de dezembro ocorreu uma procura maior pelos exames; em janeiro houve uma estabilização, provavelmente relacionada às festas de fim de ano e período de férias. A partir da segunda quinzena de janeiro ocorreu um aumento significativo nas testagens, chegando a uma média de quase 400 coletas por dia.

Fonte: Secom – Prefeitura de Barueri