Sem atividades desde o início da pandemia do novo coronavírus, as alunas do Núcleo de Dança de Barueri começaram a ter aulas virtualmente. Os professores se reinventaram e organizaram espetáculos de fim de ano com cada participante em sua casa.

As aulas foram retomadas, mas ainda de forma remota. As alunas receberam videoaulas para treinar em suas casas, com uma proposta de preparação física visando o retorno às aulas presenciais. “Provavelmente será em março, mas ainda não está definido, depende de qual fase do Plano São Paulo estaremos. Se voltar presencialmente, seguiremos rigorosamente todos os cuidados e protocolos de segurança sanitária”, ressaltou Jean Gaspar, secretário de Cultura e Turismo.

Além de receberem videoaulas, as alunas participam também de interação, via plataforma Zoom, na qual os professores fazem correções e acompanham o desenvolvimento de cada aluno. 

A professora de ballet Carol Resende é uma das responsáveis pela organização das aulas on-line. Ela afirma que para o retorno em 2021 foram preparadas aulas que possibilitassem a realização de exercícios focados em uma preparação física, com cardio, fortalecimento muscular e movimentos de isometria. Foram utilizadas também técnicas como Floor-Barre, que é a barra no chão e que ajuda no preparo da musculatura, proporcionando desenvolvimento da técnica do ballet clássico.

A equipe da Secretaria de Cultura gravou todos os exercícios visando uma melhor visualização dos movimentos por meio do espelho e utilizando microfone para qualificar o som.  “Ficamos felizes demais em poder retornar, mesmo que on-line inicialmente, pois não tem alegria maior do que sentir do outro lado da câmera a energia gostosa vinda das alunas com essa vontade tão boa de voltar a dançar. Sem dúvida o que mais esperamos é pelo retorno presencial. As bailarinas podem se ver, conversar, perceber que apesar de longe ainda estamos juntos e isso é maravilhoso”, destaca a professora.

Ariane Anderaos, professora e diretora do Núcleo de Dança, comentou sobre a possibilidade do retorno presencial das aulas. “A expectativa é grande. Preferimos trabalhar presencialmente com as alunas, mas temos em mente, em primeiro lugar, a segurança: tanto das alunas quanto dos funcionários e familiares. Estamos ansiosos para o retorno, respeitando todas as orientações, tomando todas as providências e cautelas necessárias para que a gente possa fazer isso com muita segurança”.

Fonte: Secom – Prefeitura de Barueri