A secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente (Sema) reabre o agendamento de castração gratuita para cães e gatos nesta terça-feira (dia 27). Serão disponibilizadas 600 vagas, divididas entre 180 para caninos e felinos fêmeas e 120 para caninos e felinos machos. Esse número geral é ainda maior do que o oferecido no último agendamento, que foi de 450.

O agendamento será das 8h ao meio-dia e das 13h às 17h ou até o encerramento das vagas. Importante lembrar que as vagas acabam rápido: no agendamento de 13 de janeiro, por exemplo, as vagas acabaram em apenas 2 horas.

Como agendar
Por meio do portal da Prefeitura de Barueri, no Agendamento CEPAD (que estará funcionando a partir de 27/04) ou pelos telefones (11) 4199-1500, (11) 4718-1789 e por WhatsApp (11) 97129-1789 (não serão atendidas ligações neste número). O sistema pode sofrer instabilidade pelo número elevado de acessos e o telefone estar “ocupado” devido ao excesso de ligações. Não serão efetuados agendamentos de forma presencial.

Os tutores interessados deverão ter em mãos o RGA de seu pet, o CPF do tutor, que deve estar vinculado ao RGA, e possuir um endereço de e-mail válido. O serviço é destinado a animais na faixa etária entre 7 meses e 7 anos.

A data, horário, local e preparação e demais detalhes sobre o procedimento serão informados aos tutores após efetivação do agendamento. A apresentação da ficha de agendamento assinada, no dia da castração, é obrigatória, assim como a leitura atenta das orientações pré-cirúrgicas contidas no formulário (ficha), sem isso o animal não será castrado.

No dia do procedimento cirúrgico é obrigatório usar máscara, manter o distanciamento físico (será permitida apenas uma pessoa junto ao animal) e a constante higienização das mãos com álcool em gel. A pessoa que levar o pet deve ter 18 anos ou mais e portar documento original com foto.

Aconselha-se aos cidadãos com mais de 60 anos ou que integrem o grupo de risco ao coronavírus evitar o comparecimento, solicitando a outra pessoa a condução do pet ao local de castração com os documentos necessários.

Conforme aponta a médica veterinária e diretora do CEPAD (Centro de Proteção do Animal Doméstico) de Barueri, Camilla Panizza de Camargo, a campanha é muito importante para o controle populacional dos bichinhos de estimação, além de proporcionar melhor qualidade de vida ao animal.

“A castração de cães e gatos é um ato de amor e também de guarda responsável. Muitos animais não têm a felicidade de encontrar um lar, por isso, quanto mais animais castrados, menor será o abandono. Sem contar que, quando castrados, os cães e gatos apresentam menor ímpeto de perambular pelas ruas, diminuindo os acidentes. Esse procedimento cirúrgico evita muitas doenças, como câncer no sistema reprodutivo de machos e fêmeas, crias indesejadas, prolongando o tempo e qualidade de vida dos animais”, afirma a especialista.

Fonte: Secom – Prefeitura de Barueri