A reconstrução da Emef José Leandro Barros Pimentel seguiu para a fase final de obras no mês de março e está concluída. A escola que está localizada na Avenida Alziro Soares com a rua José Justino Martins, no Jardim Silveira, foi demolida e totalmente refeita com o objetivo de adequar todo o espaço para atender da melhor forma a demanda da região.

Por tratar-se de um prédio muito antigo, não possibilitando a ampliação dos espaços necessários ao novo modelo pretendido, optou-se pela demolição para que no mesmo terreno se construísse uma escola nova, verticalizando os espaços de forma a contemplar um número maior de salas de aula e demais ambientes solicitados pela Secretaria de Educação.

A nova escola permitirá a construção diária de um projeto pedagógico mais moderno e dinâmico, onde professores e alunos utilizarão espaços adequados para suas experiências. Reorganizar o espaço escolar com salas e laboratórios, dimensionados para a demanda prevista, garante que todas as disciplinas possam usufruir de ambientes apropriados.

A nova Emef conta com 30 salas de aulas, salas multiuso, de informática, de leitura, de recursos, laboratório de ciências, auditório, quadra coberta, vestiários, solário, vivência, cozinha e refeitório, grêmio, administração, estacionamento para funcionários, embarque e desembarque de alunos, acessibilidade (rampas e elevadores), energia solar e água de reuso. O terreno contém área de 5.341,00m² com área de construção de 7.378,00m² distribuídas em três pavimentos.

Um sonho realizado
Diretora da escola há três anos, Maria de Jesus Nascimento contou sobre o que levou a reforma e da alegria por conta das novas instalações. “Foi um presente de Deus para nós, para os alunos, professores, a comunidade está muito feliz, é uma benção grandiosa mesmo. A escola antigamente estava bem prejudicada, nós tínhamos um prédio bem antigo, mas veio a decisão do governo de derrubar a antiga e proporcionar para os alunos uma escola de qualidade para um ensino que já é de excelência”, declara.

“Durante os três anos ficamos esperando ansiosos para tudo ficar pronto, ficávamos passando aqui na frente e sonhando com a escola nova. Agora temos esse prédio maravilhoso com a administração completa, carteiras novíssimas, refeitório, salas de informática, laboratório de ciências, sala multiuso, sala de jogos, sala de música, tudo novinho e lindo. Agora estamos nos ajustes finais, arrumando os últimos equipamentos, como os Chromebooks novos que acabaram de chegar”, detalha, satisfeita.

A diretora também falou sobre a ansiedade que todos estão sentindo com relação à pandemia, esperançosa de que o cenário melhore para que possa ocorrer o retorno escolar. “Nós estamos aguardando passar a pandemia, seguindo todos os protocolos sanitários e assim que for autorizado nós estaremos prontos para receber os alunos. Alguns alunos já viram a nova escola quando vieram pegar o kit merenda. Eles falam que estão doidos para voltar! E assim que eles voltarem a primeira coisa que vamos fazer será um acolhimento, porque muito provavelmente alguns alunos estarão muito tristes, pois muitos perderam familiares. Mas estamos muito felizes, afinal, tudo isso foi feito com muito carinho para proporcionar o melhor para esses alunos”, afirma.

Fonte: Secom – Prefeitura de Barueri