Adotar um animal é um ato de amor. A adoção proporciona carinho e atenção aos bichos que muitas vezes foram maltratados nas ruas. A Prefeitura de Barueri criou alternativas para atender os animais e aproximá-los dos possíveis futuros tutores.

Do recolhimento à adoção
A Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente (Sema), por meio das unidades do Centro de Proteção ao Animal Doméstico (Cepad), acolhe os animais pelo serviço do Resgate Animal, onde eles são acompanhados até a sua total reabilitação. Depois de recuperados, são castrados, microchipados, vacinados, vermifugados e colocados para adoção.

A médica veterinária Adriana Cristina Guerra Boni explica os benefícios para os animais e para as pessoas que adotam um bicho de estimação. “Adotar tem muitos benefícios. Além do amor, carinho e gratidão que recebemos, conviver com um animalzinho nos ajuda a sair do sedentarismo, favorece a socialização, afasta o stress e a depressão”.

De acordo com Adriana, quando se adota um cachorro ou um gato a pessoa está dando ao animal uma segunda chance e ainda ajuda a um outro, que também poderá ser resgatado e tratado.

Como adotar
Os interessados na adoção podem se dirigir à unidade um do Cepad, que fica aberta todos os dias, inclusive finais de semana e feriados, das 9h às 16h (rua Vera Cruz, 340, no Bairro dos Altos). É necessário levar um documento oficial para a escolha do pet. Depois de escolhido, o tutor deverá assinar um termo de responsabilidade sobre o bicho para poder levá-lo para casa.

Os serviços do Cepad ficam disponíveis ao pet no acompanhamento de rotina para avaliação. Porém, no caso de exames, medicações e cirurgias, por exemplo, o responsável deverá efetuar esses procedimentos em clínica veterinária particular. Após a adoção, ainda é realizada uma visita à casa do tutor para acompanhar o estado de saúde física e mental do animal.

Redes Sociais
Caso não consiga ir até o Cepad I, as pessoas podem seguir as redes sociais da unidade pelo Facebook ou Instagram. O contato pode ser realizado por inbox e obter mais informações.

Telefones
Para dúvidas e outras informações os telefones são (11) 4198-0819 (ligações e WhatsApp) e (11) 3164-9735.

Fonte: Secom – Prefeitura de Barueri