O prefeito de Jandaia do Sul (PR), Lauro de Souza Silva Júnior, visitou Barueri, no dia 4 de novembro, para conhecer de perto e implementar em sua cidade o modelo de inovação e tecnologia desenvolvido pela Secretaria de Educação da Prefeitura de Barueri.

A rede municipal de ensino de Barueri vem desenvolvendo uma série de programas de modernização tecnológica de auxílio didático aos professores e aos alunos. Projetos como a Sala Maker e recursos tecnológicos como chromebooks (notebooks) em salas de aula, robótica, lousa digital, salas de videoconferências e internet em todas as escolas, entre outros benefícios, têm proporcionado condições para a rede municipal seguir no rumo da chamada Educação 5.0.  

O prefeito Lauro de Souza Júnior esteve em Barueri acompanhado pelo presidente da Câmara Municipal de Jandaia do Sul, João Paulo Bosio, pelos diretores Marcos Resende e Vitor Hashimoto, além do empresário do ramo de Tecnologia Rubens Mostachie. Eles foram recebidos pelo secretário de Relações Institucionais (SRI), Mário Trimboli Jr, o Marinho, e por outros representantes da pasta e da Ouvidoria Geral de Barueri.

Os integrantes da comitiva de Jandaia do Sul conversaram com o prefeito Rubens Furlan, com o secretário de Obras e vice-prefeito, Beto Piteri, e com o secretário de Educação, Celso Furlan.

“Acho importante o prefeito de uma outra cidade, de um estado próspero como Paraná, vir a Barueri para discutir as questões educacionais. Muito relevante essa troca de ideia para que o Lauro Júnior conheça a metodologia de ensino em nossa cidade”, ressaltou Beto Piteri.

Para Rubens Furlan, o prefeito paranaense veio conhecer a proposta de Educação de Barueri que está bem avançada. “Que ele consiga levar coisas boas do que estamos fazendo”.

Na sede da Secretaria de Educação, Celso Furlan destacou aos visitantes as novas metodologias tecnológicas. “Para nós é um prazer muito grande atender o pessoal do Paraná. Temos recebido também gente de outros lugares, como de Maceió (AL) e de outras cidades daqui de São Paulo como Sorocaba e Indaiatuba”.

Sala Maker
Lauro de Souza conheceu a Sala Maker – projeto desenvolvido em toda rede escolar, em um ambiente colaborativo e que estimula a criatividade por meio de impressoras 3D, drones, automação, equipamentos de robótica, entre outros. A Sala Maker beneficia 10.800 alunos do 6º ao 9º ano da rede municipal de Barueri.

O prefeito e sua comitiva também receberam explicações sobre projetos de educação usando como recurso as lousas digitais, os chromebooks e os livros Microkids. Foi a partir desses programas de Educação que a cidade recebeu o selo Google For Education, em junho deste, como única Rede de Referência em todo o Brasil, por reunir o maior número de profissionais que conquistaram as certificações internacionais Google.

Destaque em inovação e tecnologia
O prefeito de Jandaia do Sul disse que está disposto a levar para a sua cidade o que está dando certo. “Barueri criou um mecanismo para despertar nos alunos o interesse pelo aprendizado e pela educação. O mundo está numa constante evolução e não podemos ficar para trás”.

Ainda segundo Lauro Souza, a tecnologia implantada em Barueri pode ser levada para estudantes de diversos municípios, sejam cidades de pequeno, médio e grande portes. “Vamos criar mecanismos para implantarmos esse modelo em Jandaia do Sul, com Sala Maker, uma tecnologia para os alunos e professores, levando um grande avanço para a educação”.

Pelos planos do prefeito paranaense, Jandaia do Sul pretende iniciar em 2022 um processo piloto em uma das escolas de tempo integral na cidade. “Estamos desenvolvendo uma parceria com o Rotary Club e com a Universidade Federal do Paraná (UFPR), para implantar o projeto em laboratório tecnológico que envolve impressora 3D, tabletes, notebooks e kits de robótica”.

Fonte: Secom – Prefeitura de Barueri