Ouvidoria da Guarda se junta à Ouvidoria Geral para atender população com mais agilidade

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A Ouvidoria da Guarda Civil Municipal (GCM), ligada à Secretaria de Segurança Urbana e Defesa Social (SSUDS) se juntou à Ouvidoria Geral de Barueri para melhor atender a população em novo endereço, na Secretaria de Relações Institucionais (SRI) – rua Guilhermina Carril Loureiro, 60, no Centro.

Durante a semana, presencialmente ou em contato pelo número 08007700123, o munícipe poderá se dirigir ao local de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Nos finais de semana, o cidadão deverá ligar para 4198-3205 (emergência 24 horas). O objetivo é facilitar o acesso sem a necessidade de os moradores irem à rua da Prata (Jardim dos Camargos), onde a Ouvidoria funcionava na Secretaria de Segurança.

Criada para atender à demanda da comunidade, a Ouvidoria da Guarda Municipal é comandada pela ouvidora Fernanda Manso, que já atuava na SSUDS. “Estou aqui para intermediar qualquer reclamação, sugestão e elogios. Repasso ao setor responsável, que me responde e encaminho para o cidadão”, explicou a servidora.

Para Fernanda Manso, a mudança de sede traz um pouco mais de acolhimento para o próprio munícipe. Ele vai se sentir um pouco mais seguro em relação à solicitação que precisar. “Na Secretaria de Segurança, às vezes, a maioria das pessoas poderia ficar constrangida em fazer certa reclamação dentro da instituição. No Centro, o acesso é melhor para o munícipe, que poderá comparecer pessoalmente. É importante porque o cidadão será melhor direcionado e tem um tempo mais ágil de atendimento”, explicou a ouvidora.

A instalação da Ouvidoria da Guarda Municipal no mesmo prédio da Ouvidoria Geral foi destacada pelo ex-ouvidor de Barueri e atual secretário de Relações Institucionais, Mário Trimboli Jr, o Marinho. “Vai nos ajudar muito a diluir as demandas. Vamos trabalhar com mais rapidez e eficiência, e, assim, poderemos dar uma resposta rápida para o cidadão da nossa cidade”.

Demandas 100% respondidas
De acordo com Fernanda Manso, 100% das demandas são respondidas, no prazo certo. “São reclamações na maioria relacionadas à perturbação do sossego”, disse a ouvidora.

Ouvidoria Geral
A Ouvidoria Geral do Município foi criada para atender a população de Barueri, como princípio de integridade, transparência, imparcialidade, justiça e sigilo, para que haja sucesso de todo o trabalho a ser desenvolvido. É uma ferramenta para que a população use no atendimento do que ela precisa, por meio da qual o munícipe pode elogiar, sugerir, solicitar informações, reclamar, criticar ou denunciar os serviços prestados pelas unidades da Prefeitura de Barueri ou pessoas jurídicas paraestatais mantidas parcial ou totalmente com recursos públicos municipais.

Tem como novo ouvidor geral, a partir deste ano de 2022, Alex Vieira Moraes. “Vim para um desafio novo. Tenho gostado bastante do que tenho feito, procurando ajudar o município a melhorar os serviços que não estão sendo efetivos na visão do cidadão. Tem sido um trabalho eficiente e queremos mostrar evolução a cada dia, com 90% dos casos (demandas) resolvidos”.

A Ouvidoria Geral é referência para diversas cidades do Brasil e do exterior. Muitas têm sido as comitivas que já vieram a Barueri conhecer o modelo de trabalho implantado no município. “É a melhor ouvidoria da América Latina, com 50% de respostas em até 48 horas”, destacou Marinho, secretário da SRI. “A nossa diferença é servir as pessoas com amor. O prefeito Rubens Furlan sempre passa para nós que é importante servir bem o povo, pois excelência e dedicação geram resultados efetivos”, concluiu.

Fonte: Secom – Prefeitura de Barueri