As três forças especializadas da Guarda Civil Municipal (GCM) de Barueri realizaram na manhã do dia 25 de novembro (quinta-feira) um treinamento de alta intensidade com instrutores internacionais integrantes da Legião Estrangeira Francesa. Entre as ações de treinamento houve disparos com armas de fogo com cano curto (de pequeno porte) e de cano longo. O treinamento foi realizado no Arsenal de Guerra de São Paulo, no quartel do Exército em Barueri.

Policiais do Canil Municipal, Romu (Ronda Ostensiva Municipal) e GTM (Grupo Tático Motorizado) realizaram ações que simulam situações de grande tensão, como caçada a bandidos, sendo obrigados a realizar disparos com arma de fogo.

O objetivo nesse tipo de treinamento é fazer com que os policiais estejam mais familiarizados em eventuais confrontos reais, garantindo mais segurança durante a ação.

Formação constante
Essa simulação feita pela GCM é parte de um amplo programa de treinamento intensivo que prepara toda a corporação para as mais diversas ocorrências. De um modo geral, os guardas passam por cursos de formação e atualização com monitores específicos para cada disciplina, tais como Técnicas Policiais, de Socorro e Urgências, Noções de Direito, Legislação etc.

Instrutores
A equipe de apoio que coordenou o treinamento é composta por especialistas de experiência internacional, como Clèment Richard, integrante da Legião Estrangeira Francesa e do Pelloton de Surveillance et D’Intervention e Gendarmerie Mobile; DJAF (que prefere permanecer anônimo), experiente soldado francês na seção de Infantaria que se tornou especialista em intervenção, investigações e manuseio de armas; Joab Costa, militar com participação na Legião Estrangeira, especialista em instrução operacional; e Umberto Sampaio, instrutor chefe de um centro de segurança em Paris (França), especialista no combate corpo a corpo e instrução de tiro de combate.

Fonte: Secom – Prefeitura de Barueri