Ainda dá tempo de responder o questionário para elaboração do Plano de Mobilidade Urbana da cidade e sua participação é muito importante.

A Prefeitura de Barueri, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semurb), quer ampliar a participação da sociedade para elaborar o Plano de Mobilidade municipal. Para tanto, manterá até o dia 10 de maio um QUESTIONÁRIO disponível AQUI com 16 perguntas que visam saber como os moradores se locomovem em Barueri. Leva só cinco minutos para responder e o objetivo é obter informações que guiem as melhorias para a qualidade de vida e segurança da população.

O Plano de Mobilidade Urbana de Barueri começou a ser elaborado em março deste ano. Segue as determinações da Lei Federal nº 12.587/2012, que estabelece diretrizes para o desenvolvimento da rede viária das cidades brasileiras e busca contribuir com a organização dos deslocamentos nos centros urbanos do país.

Melhorias no transporte público
As ações para o Plano de Mobilidade Urbana envolvem apresentação das diretrizes, diagnóstico sobre o quadro geral, propostas de soluções e conclusão e viabilidade. A previsão é de que até julho as etapas de trabalho sejam finalizadas. Depois de pronto, o plano contribuirá para que o município seja cada vez mais sustentável, com o intuito de proporcionar à população melhorias no transporte público, como a criação de ciclovias e ciclofaixas, e implantação de novos corredores de ônibus, visando a agilidade na origem e destino de passageiros. 

Após o encerramento das etapas de trabalho, a Prefeitura de Barueri vai recolher e organizar as informações dos grupos de todas as áreas envolvidas no Plano de Mobilidade Urbana para traçar a proposta, discuti-la em audiência pública e, por fim, elaborar a minuta de lei a ser encaminhada para apreciação e aprovação dos vereadores na Câmara Municipal. Em seguida, o projeto será enviado ao Ministério do Desenvolvimento Regional. 

Política Nacional
A Política Nacional de Mobilidade Urbana tem como objetivo a prioridade dos modos de transportes não motorizados sobre os motorizados e dos serviços de transporte público coletivo sobre o transporte individual motorizado. Pela legislação, todo município com mais de 250 mil habitantes precisa fazer um Plano de Mobilidade Urbana, sob pena de não estar habilitado a receber recursos federais para investimento no setor.

Fonte: Secom – Prefeitura de Barueri