Dia 28 abre o agendamento para mutirão de castração de agosto

0
107

No dia 28 de julho será aberto o agendamento para o mutirão de castração de animais domésticos de Barueri a ser realizado em agosto. A ação, organizada pela Prefeitura de Barueri por meio da Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente (SEMA), irá disponibilizar 600 vagas, sendo 360 de caninos e felinos fêmeas e 240 de machos.

A marcação estará disponível somente no dia 28, das 8h às 12h e das 13h às 17h ou enquanto houver disponibilidade de vagas. O agendamento pode ser feito por meio da aba Agendamento CEPAD, dentro do Portal Pet, no site da Prefeitura. Quem tiver dificuldade de usar a internet pode agendar pelos telefones (11) 4199-1500 / 4718-1789 ou (11) 97129-1789 (somente ligações, não atende WhatsApp). Atenção! Não serão realizados agendamentos de forma presencial.

Os pré-requisitos necessários são: pets terem de sete meses até sete anos de idade, possuir o Registro Geral Animal (RGA) atrelado ao CPF do tutor e um e-mail ativo. Reforçando que para solicitar o RGA é necessário estar com o Cadastro do Cidadão atualizado. O RGA agora pode ser feito on-line AQUI.

No dia do procedimento
A data, o horário e o local da castração serão informados durante o agendamento. No dia do procedimento é obrigatória a apresentação da ficha de agendamento impressa, além de ler e seguir atentamente as orientações pré-cirúrgicas contidas na ficha do pet. O animal deve apresentar boas condições de saúde para passar pela cirurgia. Já o acompanhante (pede-se que apenas uma pessoa compareça), deve ter 18 anos ou mais, permanecer no local durante todo o tempo, usar máscara e seguir as orientações de prevenção contra a Covid-19, como distanciamento físico e constante higienização das mãos.

No caso de pessoas acima de 60 anos ou com comorbidades é aconselhável evitar o comparecimento e designar um representante que possua maioridade legal.

O diretor de Biodiversidade da Sema, Ivan Vanderley Silva, reforça que, devido ao elevado número de acessos e de telefonemas, os canais disponibilizados para o agendamento podem apresentar instabilidades e ficarem congestionados, mas vale a pena insistir, pois o procedimento visa o bem-estar do animal. “Os mutirões são muito procurados pelos munícipes e oscilações no sistema e linhas ocupadas podem ocorrer devido à grande procura, mas persistir é importante, pois a castração evita as crias indesejadas e traz muitos benefícios à saúde do pet, como a diminuição do risco de doenças”, recomenda.

Fonte: Secom – Prefeitura de Barueri