“A fotografia é a poesia da imobilidade: é através da fotografia que os instantes deixam-se ver tal como são” – Henri Cartier Bresson. Quem gosta de fotografia não pode perder a oficina “Conexões Fotográficas”, ministrada pela professora Natália Tonda, que acontecerá entre os dias 21 e 25 de junho.

A oficina de fotografia é uma parceria entre o MIS (Museu da Imagem e do Som) e a Secretaria de Cultura e Turismo de Barueri. Serão oferecidas 20 vagas. O curso acontecerá das 19h às 22h para os moradores da cidade e o público-alvo é formado por fotógrafos amadores e profissionais, artistas e interessados no assunto.

A cada semana uma oficina será realizada ao vivo na plataforma Zoom. As inscrições serão via Sympla. O link será enviado automaticamente ao aluno no e-mail cadastrado na ficha de inscrição, assim como o certificado. É possível inscrever-se em qualquer um dos dias disponíveis, de segunda a sexta-feira.

A oficina oferecerá um breve panorama da fotografia moderna brasileira à contemporânea, a fotografia expandida no campo das artes plásticas. Uma reflexão da fotografia além do campo comercial, voltada para análise e discussão de ensaios fotográficos, questões técnicas e estéticas. O objetivo é apresentar artistas e trabalhos que possibilitam a compreensão da trajetória da fotografia brasileira e estabelecer suas conexões no campo das artes plásticas.

O conteúdo será dividido em dois blocos de apresentação de artistas. No primeiro bloco serão apresentados os fotógrafos do Foto Cine Clube Bandeirantes, profissionais da fase moderna na fotografia brasileira. E no segundo bloco serão apresentados nomes da fotografia contemporânea e do fotojornalismo atual. Haverá 15 minutos de discussão entre os participantes e uma proposta de atividade.

Será aconselhado ao participante postar em sua conta no Instagram e marcar o Pontos MIS para a equipe poder ver o resultado da atividade proposta.

O objetivo desta oficina é expandir o conhecimento em relação a história da fotografia brasileira. No campo das artes, a fotografia é quase um mistério para o grande público. Muitos relacionam (ainda) a fotografia somente como registro de tempo. A ideia é mostrar artistas que revolucionaram e revolucionam o campo da fotografia atual: suas obras, questionamentos, engajamentos e possibilidades dentro do campo das artes.

Natália Tonda é fotógrafa de formação, realiza oficinas de fotografia analógica e digital. É professora de fotografia na Escola Vera Cruz (São Paulo) e atua como oficineira no projeto Pontos MIS, do Museu da Imagem e do Som, em São Paulo. Atuou como produtora nos seminários do MASP. Trabalhou como fotógrafa da 29º Bienal de Artes de São Paulo, também trabalhou com produção cultural na exposição “Em nome dos Artistas” – Bienal de São Paulo, e na Ação Educativa do Instituto Tomie Ohtake.

Atualmente, ministra oficinas e cursos de fotografia, além de atuar como freelancer e assessora em projetos fotográficos e cinematográficos.

Links de inscrição. Escolha um dos dias para se inscrever:
21/06 – segunda-feira
22/06 – terça-feira
23/06 – quarta-feira
24/06 – quinta-feira
25/06 – sexta-feira

Fonte: Secom – Prefeitura de Barueri