É comum constatar nas ruas das cidades a existência de animais que infelizmente não têm dono e que contam apenas com voluntários ou organizações protetoras. É por isso que a Prefeitura de Barueri, por meio da Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente (Sema), organiza periodicamente mutirões de castração voltados exclusivamente a esses benfeitores da causa animal.

Nos dias 14 e 15 de junho, 144 animais foram esterilizados gratuitamente pelo Cepad (Centro de Proteção ao Animal Doméstico). Só neste ano, contando com os demais mutirões abertos a toda população, houve a castração de 2.212 animais. Desde 2017, cerca de 18 mil também passaram pelo mesmo procedimento em 24 mutirões realizados. O próximo está previsto para acontecer em agosto.

Segundo Ivan Vanderlei Silva, diretor de Biodiversidade da Sema, a castração é muito importante porque “evita as crias indesejadas, principalmente para animais errantes e que não possuem um tutor que possa oferecer abrigo, alimentação adequada, carinho e tratamento”. Além disso, continua Ivan, a castração também evita doenças como câncer e infecções.

O mutirão dos dias 14 e 15 foi realizado em animais resgatados por protetoras independentes. Essas protetoras auxiliam no resgate, adoção e castração. “Nesse sentido, o Cepad apoia o trabalho delas, dando o suporte necessário que o órgão possui”, explica Ivan.

A Sema tem oferecido atendimento clínico, castração e, sempre que possível, ração e vacina para os animais resgatados por protetoras independentes. O trabalho dessas protetoras é essencial, de acordo com o diretor da Sema, pois “complementa o papel do Cepad nessa luta por proteção e bem-estar dos animais domésticos, especialmente quando a sociedade os rejeitam”.

Fonte: Secom – Prefeitura de Barueri