Cuidado integral: SAD garante atendimento odontológico a acamados

0
35

A promoção da saúde bucal é essencial para todas as fases da vida, mas muita gente não sabe que para os pacientes acamados o cuidado odontológico é crucial para a evolução de tratamentos e para a prevenção do agravamento de doenças.

Sabendo a importância dessa atenção, o SAD (Serviço de Atendimento Domiciliar), ligado à Coordenadoria de Atenção Básica à Saúde (Cabs), conta com um dentista na equipe, profissional este que faz toda a diferença no cuidado integral.

De acordo com a dentista Alessandra Tritto Ladeira, quando se trata da saúde bucal o cuidado, a higiene e o tratamento adequados são capazes de diminuir ou prevenir infecções e até a mortalidade.

“Considerando que a cavidade bucal é a porta de entrada para diversos microorganismos causadores e agravadores de doenças, por isso a importância de se ter uma boa saúde bucal”, explica a dentista.

Olhar humanizado
Um dos diferenciais do atendimento prestado às pessoas acamadas também está associado ao olhar humanizado, quando são analisados os casos de maneira individual, atendendo as necessidades do paciente grave que precisa do apoio médico domiciliar.

“O trabalho visa uma melhor qualidade de vida ao usuário do serviço, considerando suas situações limitantes e observando caso a caso, a partir de um planejamento multiprofissional”, explica Kelly Cristina Apolinário, diretora técnica de Serviço Social.

Orientando o cuidador
Os cuidadores ou familiares, em muitos casos, são os responsáveis pela higienização bucal dos atendidos, por isso recebem toda orientação da equipe acompanhada com uma cartilha de como realizar esse cuidado em casa. Nela também há detalhes como lavagem de mãos, tabela de horários de medicamentos, alimentação, dentre outras informações.

“Eu amei o atendimento. A dentista foi atenciosa e cuidadosa. Esse tipo de atenção ajuda bastante a gente que precisa desse serviço. Eu também me adaptei muito bem com as orientações dadas sobre os cuidados com meu filho”, disse Claudia Lúcia da Silva, mãe do paciente Davi, que recebe os cuidados do SAD desde 2015.

Equipe completa
A equipe do SAD é composta por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, fisioterapeuta, dentista, fonoaudiólogo, nutricionista, assistente social e pediatra.

A diretora do SAD, Vânia Aparecida Cabeça, ressalta a importância desse conjunto de especialidades e o quanto a odontologia soma no cuidado desse público. “O serviço ofertado pelo SAD, em especial o de odontologia, traz um atendimento de excelência ao paciente no conforto do seu lar”, finaliza.

Fonte: Secom – Prefeitura de Barueri