Nesta quinta-feira, dia 10, na sala de reuniões da Prefeitura de Barueri, foi dada posse aos membros do Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas (Comad) do município.  

Instituído pela Lei Municipal nº 2738, de 26 de fevereiro de 2020, o Comad é um órgão paritário de caráter consultivo, deliberativo, fiscalizador, autônomo, formulador de diretrizes e monitorador da execução das políticas públicas sobre drogas em Barueri. 

É composto por 16 membros (oito titulares e oito suplentes) de várias Secretarias Municipais (Família, Assistência e Desenvolvimento Social, Saúde, Educação, Segurança, Esportes, Cultura e da Mulher) e 16 da sociedade civil (Comunidade Filhos da Luz, Associação Cáritas, Cepac, Pastoral da Sobriedade, Rotary Club, Promoart e representante de ex-usuários de drogas). 

Apoio a essa grande causa 

Diversas autoridades municipais compareceram à solenidade. Dentre elas, o vice-prefeito e secretário de Obras, Roberto Piteri; os secretários de Comunicação, Thazio Gomiero; de Esportes, Tom Moisés; de Educação, Celso Furlan; da Mulher, Giani Cristina de Souza e da Família, Sílvio Macedo, além do secretário-adjunto da Secretaria de Segurança, coronel José Roberto Rodrigues de Oliveira.  

Alguns vereadores também prestigiaram o evento, assim como o major Noronha, do 20º BPM, o capitão Brandão e o presidente da OAB subsecção Barueri, José Almir. 

Beto Piteri fez uso da palavra enaltecendo a importância das famílias e o engajamento da sociedade civil na prevenção de drogas; o prefeito Furlan falou sobre a importância de os familiares não agirem com truculência ao enfrentarem um caso de droga na família: “Mais do que pai, é preciso ser amigo numa hora dessas”, lembrou. 

O secretário da Família, Sílvio Macedo, enalteceu a importância da prevenção ao uso de drogas e da consequente diminuição da evasão escolar, da gravidez na adolescência e do fortalecimento dos laços familiares.  

“Pretendemos criar uma clínica especializada para tratamento de dependentes químicos que permita o acompanhamento dos familiares”, afirmou Macedo. Ao final da sessão, ele já marcou uma reunião ordinária para o dia 31 de março. “Vamos fazer reuniões itinerantes em vários bairros”, arrematou ele. 

Destaque 

Uma exposição do idealizador da Comunidade Terapêutica Filhos da Luz, Ronaldo Meirelles, integrante do Comad, revelou números preocupantes com relação ao aumento de usuários de drogas e da participação das mulheres nesse universo.

Fonte: Secom – Prefeitura de Barueri