Centro de Diagnósticos tem núcleo voltado exclusivamente ao atendimento à mulher

0
35

Uma ala com tratamento adequado e voltado exclusivamente ao acolhimento da mulher em Barueri. Assim foi concebido o Núcleo de Saúde da Mulher no Centro de Diagnósticos Maria Mariano Meneghin, moderno espaço de cerca de 600 metros quadrados onde diariamente são feitos os exames das pacientes da cidade.

E não são poucos os procedimentos no Núcleo. Somente nos últimos três meses registrou-se uma média de 3.203 exames realizados. Com equipamentos de ponta, as instalações físicas foram planejadas para garantir o maior conforto e privacidade no atendimento das usuárias.

É o que pode ser confirmado por Eliana Jerônimo, de 54 anos, moradora do bairro Pindorama, que fez uma mamografia no núcleo: “tudo é muito bom, faço sempre meus exames de rotina e o atendimento é excelente”.

Atendimento de qualidade
A mesma avaliação faz Tania Mara Santos, de 60 anos, que também fez uma mamografia por causa de uma mancha no seio. “A estrutura aqui é excelente e o atendimento é rápido”, comentou a moradora do Jardim Califórnia.

No mesmo padrão do Centro de Diagnósticos como um todo, o Núcleo de Saúde da Mulher conta com equipamentos modernos, caso das duas unidades de mamografia digital que faz o mapeamento do tecido da mama da paciente e é o meio de avaliação médica mais eficaz no diagnóstico do câncer de mama.

Há também o aparelho de estereotaxia, que permite a biópsia orientada por radiografia de pequenas lesões. Os vários ângulos das radiografias feitas permitem localizar com exatidão pequenos nódulos e microcalcificações.  Ou o de densitometria óssea, que avalia a densidade mineral dos ossos e é o meio mais recomendado para o diagnóstico da osteoporose, enfermidade que acomete mais as mulheres na maioria dos casos.

Diagnósticos mais precisos
O Núcleo tem um espaço para a colposcopia, que permite a avaliação em detalhes do genital inferior feminino (vulva, vagina e colo do útero). E para a chamada tomossíntese, equipamento semelhante ao mamógrafo, que fornece imagens bidimensionais em vários ângulos da mama, de modo a fazer um diagnóstico ainda mais preciso do caso.

Todo o aparato tecnológico do Núcleo já registrou nos últimos três meses os seguintes números de exames feitos: 1.746 mamografias, 164 colposcopias, 574 densitometrias, 12 ultrassons morfológicos e 707 ultrassons obstétricos. 

Por fim, a supervisora de radiologia do Centro, Cíntia Gislaine Tacola, ressalta que no Núcleo as pacientes têm um atendimento mais acolhedor, pois muitas ficam envergonhadas ou constrangidas num ambiente com muitos profissionais homens. No Centro, à exceção de alguns médicos, a equipe é majoritamente formada por mulheres. “A maneira de explicar os casos às pacientes é melhor. Muitas vêm apenas com um pré-diagnóstico e sentem-se mais tranquilas depois da consulta conosco”, explicou Cíntia.

O Núcleo de Saúde da Mulher tem cerca de 10 funcionários e quatro médicos atuando por turno.

Fonte: Secom – Prefeitura de Barueri