Muitas vezes achamos que o abandono e/ou os maus-tratos estão restritos aos cães e gatos, mas outros animais sofrem com esse descaso e prática hedionda. É o caso dos cavalos e, mais raramente, dos porcos.

Esses animais, classificados como de grande porte, costumam ser deixados em terrenos baldios dentro de espaços urbanos, onde a alimentação e o abrigo são precários ou inexistentes, resultando em graves quadros de desnutrição e deixando-os vulneráveis a doenças infectocontagiosas, correndo até mesmo risco de morte.

Pensando na qualidade de vida também dessas espécies, a unidade II do Cepad (Centro de Proteção ao Animal Doméstico) de Barueri, dentro do serviço de Resgate Animal, disponibilizou um veículo apropriado para a captura e o transporte adequado em direção ao tratamento. Eles passam por um período de isolamento e recuperação gradativa, pois chegam à unidade em situações muito graves, e esse tipo de restabelecimento leva algum tempo e muita dedicação.

A médica veterinária Camilla Panizza de Camargo conta um pouco sobre alguns resgates. “Muitos animais resgatados são fruto de atropelamentos. São animais que dão entrada no departamento politraumatizados, com fraturas expostas, em grande sofrimento. Esses animais, em sua maioria, são semi-domiciliados, ou seja, eles têm um responsável, têm abrigo, comida etc., mas seus tutores permitem acesso à rua, seja para fazer suas necessidades ou por descuido”.

Camila lembrou ainda as consequências da não realização da esterilização desses animais. “Quando esse animal não é castrado, além do risco de traumas, ele pode se reproduzir, gerar crias indesejadas, adquirir doenças que podem ser transmitidas ao ser humano, por exemplo”, salientou a profissional.

Em 2020 foram resgatados 21 cavalos. Já para este ano de 2021, está previsto um quantitativo de 48 capturas de animais de grande porte. Quando é possível a identificação dos tutores, eles são notificados e, se constatados o abandono e/ou os maus-tratos, são tomadas as medidas cabíveis, como o acionamento da Guarda Ambiental Municipal para os trâmites legais.

Fonte: Secom – Prefeitura de Barueri