Barueri é a cidade mais competitiva do Brasil, aponta estudo

0
15

Barueri lidera o Ranking de Competitividade e Sustentabilidade dos Municípios, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP). A cidade alcançou uma nota geral perante todo o Brasil de 68,26 – 3,93 pontos a mais do que no ano passado, quando também ficou em primeiro lugar. Esta é a segunda edição do estudo, lançado oficialmente na manhã desta segunda-feira (dia 22) e divulgado com exclusividade pelo jornal O Estado de São Paulo.

Barueri é o primeiro dos 411 municípios com mais de 80 mil habitantes avaliados no levantamento, seguido por São Caetano do Sul (SP) e Florianópolis (SC). No ano passado, quando foi realizada a primeira edição do Ranking baseado nos municípios, Barueri também ficou à frente em todo o Brasil.

Orgulhoso, o prefeito de Barueri, Rubens Furlan, comemora mais esse destaque. “Pela segunda vez consecutiva Barueri é a cidade mais competitiva do Brasil. Estamos felizes em iniciar a semana com esse indicador positivo, especialmente por saber que a lista do Centro de Liderança Pública (CLP) avalia 411 municípios brasileiros com mais de 80 mil habitantes, onde vivem mais da metade da população do País. Essa notícia nos motiva ainda mais a gerar oportunidades e criar programas para nossa gente”, declara o gestor.

Eficiência pública
O estudo analisa três dimensões (Instituições, Sociedade e Economia) e 13 pilares (Sustentabilidade Fiscal, Funcionamento da Máquina Pública, Meio Ambiente, Acesso à Saúde, Qualidade da Saúde, Acesso à Educação, Qualidade da Educação, Segurança, Saneamento e Meio Ambiente, Inserção Econômica, Inovação e Dinamismo Econômico, Capital Humano e Telecomunicações) que se dividem em 65 indicadores.

Na observância isolada das dimensões, Barueri fica entre as 20 melhores colocações, destacando-se mais uma vez em “Economia”, alcançando a nota de 62,79, ocupando o primeiro lugar nesse quesito (subiu uma posição com relação ao Ranking de 2020). Em “Instituições”, subiu 22 posições ao conquistar a nota de 67,98 este ano, ficando em 14º lugar. Por fim, em “Sociedade”, ficou em 16º lugar com nota de 73,31 (sete posições a mais com relação ao ano passado).

Afunilando ainda mais, ao analisar os pilares, Barueri segue fazendo bonito: 1º lugar em “Inovação e Dinamismo Econômico”; 2º lugar em Sustentabilidade Fiscal e também em Inserção Econômica (com o avanço de uma posição com relação ao ano passado); 16º lugar em “Capital Humano (um avanço de 160 posições); 18º lugar em “Acesso à Saúde” (118 posições acima) e em “Qualidade da Educação” (evolução de 15 posições).

O município também mostra grande evolução em “Segurança”, figurando entre as 100 melhores do país com a 63ª posição. Trata-se de uma evolução de 15 posições em comparação com 2020.

“A análise das notas entre os municípios mais bem posicionados permite constatar que a primeira colocação para Barueri se deve ao seu grande destaque e melhora relativa na dimensão economia (passou da 2ª para a 1ª colocação), em conjunto ao ganho de 22 posições na dimensão institucional (ocupa agora a 14ª colocação) e ao ganho de 7 posições na dimensão sociedade (ocupa agora a 16ª colocação)”, detalha o relatório técnico do Ranking.

Atraindo as atenções
Apesar de recente, o Ranking já representa uma importante ferramenta de avaliação da gestão pública por parte da população, assim como para a construção de mais políticas públicas e atração de investimentos às cidades. Isso devido ao know-how do CLP, que já realiza o Ranking de Competitividade dos Estados há 10.

Segundo o levantamento, dentre os 100 municípios mais competitivos, 49 são do Estado de São Paulo e a maioria deles fica nas regiões Sul e Sudeste.

Muitas empresas têm se baseado nesse estudo buscando definir locais para instalarem-se. Quanto melhor a posição no ranking, maiores são os indícios de que a cidade tem condições de proporcionar o avanço que os negócios buscam. Com isso, aumenta a geração de emprego e, consequentemente, o fortalecimento da economia local: o que Barueri vem fazendo por meio de inúmeros investimentos e foco na prosperidade como um todo.

Fonte: Secom – Prefeitura de Barueri