Em parceria com o Instituto Amor em Mechas, que tem o propósito de fornecer perucas a pacientes em recuperação do câncer ou que sofrem de alopecia (perda repentina de cabelo), a UBS Hermelino Liberato Filho, do Jardim Belval, arrecadou nesse último mês de outubro 84 cortes (mechas) e três perucas.

“Aderimos a esta campanha em 2018. Arrecadamos apenas 30 mechas. No ano seguinte, batemos recorde com 119 doações. Em 2020 conseguimos 85 cortes e uma peruca”, revela Ivani Souza, assistente social da UBS. Este ano, foram entregues 84 cortes, seis mechas e três perucas.

“Temos uma parceria com a Vitória Régia, que seleciona as mechas e confecciona as perucas”, revela Maura da Silva Lima de Mattos, voluntária do Instituto Amor em Mechas. Ela conta que são necessários 500 gramas de cabelo para confecção de uma peruca.

Amor em Mechas
Débora Pieretti foi vítima do câncer de mama em 2015. No ano seguinte, participando de um evento para pacientes oncológicas, ganhou uma peruca e decidiu que poderia fazer o mesmo por outras mulheres.

No dia 8 de março de 2017 foi criado o Instituto. “Doamos não somente a peruca, mas um ‘kit do amor’ (uma garrafa de vidro, álcool em gel, máscara, batom, lápis, massageador facial, brincos grandes e pequenos, livros de autoajuda, turbante e lenços) no valor aproximado de R$ 1.200,00”, afirma Débora.

O “Amor em Mechas” faz parcerias com os mais diversos estabelecimentos para coleta de cabelo através da “urna do amor”, colocada em salões de cabeleireiro, unidades de saúde etc., além de promover bazares e se unir ao Rotary Club para viabilização de projetos.

Doação no local
Algumas servidoras da Prefeitura de Barueri, cientes de que a doação de mechas não causa qualquer prejuízo ao visual, aceitaram passar pelo corte de Maura. Ao final da operação, a jornalista Mélany Bessa afirmou: “é um pequeno ato para quem doa, mas um grande benefício para quem recebe”.

Posto de coleta permanente
Como o engajamento da UBS do Jardim Belval nessa causa é grande e as ações de doação de mechas e cabelos já até se tornaram tradicionais por lá, a unidade deve tornar-se um posto permanente de coleta de cabelos. Portanto, quem quiser doar cortes ou mechas, basta entrega-los na UBS. Todas as doações serão destinadas ao Instituto Amor em Mechas e ajudarão mulheres de todo o Brasil.

Fonte: Secom – Prefeitura de Barueri