18ª edição do Prêmio Barueri de Literatura revela novos escritores

0
62

O tradicional Prêmio Barueri de Literatura está em sua 18ª edição e tem revelado centenas de novos escritores na cena nacional. No dia 1º de julho foi realizado, no Centro de Eventos, a cerimônia de premiação reunindo vários escritores não só de Barueri como de outras cidades.

A abertura foi feita pelo secretário de Cultura e Turismo, Jean Gaspar, que ressaltou a importância da literatura e da cultura. “Desde 2017 estamos fomentando e fortalecendo cada vez mais a cultura em Barueri, tanto na área de grandes espetáculos quanto nos pequenos. O Prêmio de Literatura tm revelado novos talentos da literatura em Barueri, por isso, iremos investir cada vez mais nessa área”, revelou.

O jovem escritor Juan Freitas Aguiar recebeu duas premiações na noite: 1º lugar na categoria Poesia Infantojuvenil residente em Barueri – obra “Bendito são os que temem” – e 2º lugar na categoria Conto Infantojuvenil residente em Barueri – obra “Causa e Consequência”. “Eu adoro ler e escrevo desde pequeno, tenho vários contos e poesias, coleciono muito livros. Foi uma surpresa muito grande ter recebido dois prêmios. Estou muito feliz”, afirmou o jovem escritor.

A escritora de livro infantil e de terror Marina Hadlich Uliano de Souza, moradora de Florianópolis (SC), veio até Barueri para receber sua premiação: 1º lugar na categoria Conto não residente em Barueri com a obra “Simbora”. “É um incentivo na carreira de um escritor que busca viver da sua escrita, que quer mostrar sua forma de escrever para o mundo. É uma honra estar aqui representando as mulheres numa época em que todas as escritoras estão se levantando no país para fazer um registro histórico e fotográfico. Nós precisamos ocupar o nosso espaço mostrar a nossa literatura”, finalizou.

Além do prêmio em dinheiro, que variou entre R$500,00 e R$4.000,00, os vencedores receberam mil cópia de livros contendo as obras selecionadas. Muitos escritores aproveitaram a ocasião para autografar os livros e doar para familiares e amigos que estavam prestigiando a cerimônia.

Fonte: Secom – Prefeitura de Barueri