Aposentado realiza sonho e ganha cadeira de rodas motorizada

0
29

Liberdade! Isso foi proporcionado a João Vasconcelos Barreto, de 75 anos, que acaba de ganhar uma cadeira de rodas motorizada nova em folha. Fornecida pela Prefeitura de Barueri por meio da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, a cadeira vai garantir mais autonomia e qualidade de vida para o aposentado.

João mora sozinho e divide o tempo dele em ouvir música na sua vitrola – coleciona vinis raros – com sua oficina de marcenaria, local onde confecciona prateleiras, mesas, gaiolas e até porta-celular de madeira.

“Meu pai era carpinteiro, desde muito pequeno eu ajudava ele. Isso sempre me deu muito prazer, é hobby que eu tenho”, conta o aposentado que lida com as dificuldades do dia a dia impostos pela deficiência após amputar as duas pernas por causa de uma complicação causada pelo diabetes.

Entre uma rampa e um degrau a serem vencidos, João conta que na sua oficina já caiu da cadeira de rodas manual algumas vezes, além de ter desenvolvido uma artrite no ombro direito, o que atrapalha na hora de se deslocar. “Sempre quando eu faço o movimento com os braços para rodar doí muito”, relata.

Mais liberdade
Disponibilizada pelo Departamento de Tecnologia Assistiva da SDPD, a cadeira de rodas motorizada proporciona mais conforto, segurança e estabilidade no manuseio.

“Essa cadeira tem tecnologia de ponta. É muito potente e bem fácil de manusear. O comando dela é feito através de um joystick. Como se fosse um videogame, e a cadeira só vai facilitar a jornada do senhor João”, explica Nílcea Trigo, fisioterapeuta do Departamento de Tecnologia Assistiva da SDPD.

Agora João passeia com mais tranquilidade pelo seu bairro. “Antes eu pedia para entregar o pão aqui em casa, agora faço questão de ir pessoalmente na padaria. Com a nova cadeira ficou mais fácil sair e hoje tenho mais liberdade. É a realização de um sonho”, conta, alegre.

Tecnologia assistiva
O processo de entrega da cadeira motorizada segue critérios de elegibilidade, pensado de uma forma que atenda necessidades individuais de cada usuário da SDPD.

“O objetivo é melhorar a vida da pessoa com deficiência de forma efetiva. Cada caso que chega na SDPD é analisado por uma equipe técnica que avalia se a tecnologia dispensada atenderá com qualidade”, ressalta o secretário da pasta, Carlos Roberto da Silva (Prof. Carlinhos).

O Departamento de Tecnologia Assistiva da SDPD, ao longo de seus cinco anos, já forneceu mais de 500 cadeiras de rodas entre manuais e motorizadas. O setor é responsável por disponibilizar tecnologias que resgatam a autonomia e melhoram a vida da pessoa com deficiência. Além das cadeiras de rodas, também estão na lista aparelhos auditivos, próteses, órteses e guinchos elétricos que auxiliam na remoção de pessoas acamadas. Para obter mais informações entre em contato pelo e-mail: sdpd.faleconosco@barueri.sp.gov. A SDPD funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e fica na rua Vereador Isaías Pereira Souto, 175 – Jardim Belval.

Fonte: Secom – Prefeitura de Barueri