Viveiro Municipal incentiva plantio de árvores nas residências

0
59

Em Barueri, tornar o próprio lar um espaço com mais verde não custa nada. Isso porque o Viveiro Municipal, mantido pela Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente (Sema), fornece as mudas gratuitamente e ainda dá todas as orientações necessárias para garantir a saúde da planta.

Os interessados em adquirir mudas podem procurar a Sema, na avenida Henriqueta Mendes Guerra, 1.124, no Centro, mais especificamente no Departamento de Parques e Viveiros, e apresentar um documento oficial com foto e um comprovante de residência atualizado. Lá, serão dadas orientações para o plantio, feita a análise da área por georreferenciamento e dados todos os direcionamentos necessários.

O munícipe deve apresentar um projeto de plantio dessas mudas e assinar um termo de responsabilidade, assumindo a manutenção da planta por um período de quatro anos. O plantio pode ser dentro da residência ou fora, na calçada, conforme análise preliminar.  Após a entrega, a equipe do Viveiro Municipal faz a vistoria da área que vai receber a planta. O fornecimento está vedado a cinco unidades por CPF ou CNPJ e a retirada, após autorização, deve ser efetuada no próprio Viveiro, que fica dentro do Parque Ecológico de Barueri, na avenida Doutor Dib Sauaia Neto, 1.600, em Alphaville. O telefone para mais informações é (11) 4191-9844.

Para a cidade respirar melhor
Em 2021 foram fornecidas aproximadamente 700 árvores. A pandemia diminuiu um pouco a procura pelo serviço. Mas para 2022, estima-se que sejam retiradas 1.300 unidades. Só em janeiro deste ano foram doadas 85 mudas.

Para Ademir do Nascimento, responsável pelo departamento de Parques e Viveiros da Sema, a doação existe como forma de incentivar o plantio das residências, não restringindo o verde apenas a parques, praças e canteiros.

“O trabalho do Viveiro permite que o cidadão possa ter gratuitamente uma muda em sua casa ou mesmo plantada próximo à residência. Essa atitude traz mais qualidade de vida para as pessoas, produzindo um ar mais puro, refrescando o ambiente e fazendo aquela sombra nos dias muito ensolarados, além de mudar a paisagem, trazendo mais cor ao ambiente tão cinza das construções urbanas”, reforça o gestor do Viveiro Municipal.

Fonte: Secom – Prefeitura de Barueri