UBS Adauto promove encontro com pacientes no Dia Nacional de Combate à Hanseníase

0
86

Nesta segunda-feira (dia 31 de janeiro), Dia Nacional de Combate e Prevenção da Hanseníase, a Unidade Básica de Saúde (UBS) DR. Adauto Ribeiro promoveu uma roda de conversa com pacientes e interessados no assunto.

O encontro teve por objetivo esclarecer as pessoas sobre tratamento, sinais e sintomas, bem como prestar informações sobre a doença.

A reunião aconteceu na UBS Benedicta Carlota, no Jardim Silveira, responsável temporariamente pelos atendimentos da UBS Dr. Adauto Ribeiro, que está em reformas.

Conforme o enfermeiro responsável-técnico Luís Antônio Francisquetti, “a hanseníase é uma doença que até hoje carrega um estigma muito grande, principalmente por desconhecimento, o que afasta as pessoas do tratamento”.

Assim, a Secretaria de Saúde tem buscado informar a população sobre o tema e, segundo o enfermeiro responsável, vários moradores buscaram avaliação e orientações sobre casos suspeitos.

A roda de conversa é uma prática que acontece mensalmente, promovida pela Secretaria de Saúde. A cada último dia do mês um tema é apresentado e discutido com a população. O tema da hanseníase foi o deste janeiro, uma vez que o dia 27 de janeiro é o “Dia Mundial contra a Hanseníase” e nesta segunda-feira (dia 31 de janeiro) é o “Dia Nacional de Combate e Prevenção da Hanseníase”.

Fonte: Secom – Prefeitura de Barueri