Semanalmente, a equipe do Consultório na Rua percorre seis territórios do município para orientar, distribuir kits de higiene e oferecer apoio a pessoas em situação de rua com o objetivo de ajudá-las a se proteger contra a Covid-19.

Todo esse belo trabalho, empreendido ao longo de quase um ano, foi reconhecido com o Prêmio David Capistrano, que celebra as melhores experiências em saúde desenvolvidas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

A iniciativa “A estratégia de prevenção do novo coronavírus no espaço de atendimento à população em situação de rua: uma experiência da Rede de Atenção Psicossocial no município de Barueri – SP”, idealizada pela equipe do Consultório na Rua, ligada à Diretoria de Saúde Mental, da Coordenadoria de Atenção Básica à Saúde (Cabs), foi uma das dez vencedoras no Estado.

“A ação junto às pessoas em situação de rua em um momento de pandemia, no qual a vulnerabilidade é elevada à enésima potência, foi bastante importante e merecedora do reconhecimento e da premiação. Todos os envolvidos estão de parabéns”, declara Rita de Cássia Bittencourt Stella, Diretora de Saúde Mental de Barueri.

A cerimônia de premiação ocorreu no dia 11 de março, totalmente on-line, durante a 17ª Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios. Ao todo, a décima edição do prêmio contou com quase 500 trabalhos inscritos.

A 17ª Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios e o 10º Prêmio David Capistrano fizeram parte da programação de outro evento maior, o 34º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo, promovido pelo Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo – COSEMS/SP. Neste ano, o tema do congresso foi “32 anos em defesa do SUS”.

Sobre o trabalho do Consultório na Rua
Em março de 2020, diante da pandemia do novo coronavírus, constatou-se a necessidade de formular estratégias e ações que envolvessem a população em situação de rua. Assim, a equipe do Consultório na Rua, composta atualmente de cinco profissionais, passou a percorrer a cidade levando informações sobre a doença e medidas profiláticas.

Não tardou muito, a equipe se uniu ao Centro de Referência em Alcoolismo e Drogadição (Crad) para produzir kits de higiene contendo água, sabão e máscaras. Além das confeccionadas pela Oficina de Costura do Crad, a equipe recebe doações de máscaras de pano da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Sads).

Os profissionais também distribuem, baseados na política de Redução de Riscos e Danos, garrafas de água e copos descartáveis para uso individual.

O Consultório na Rua atende seis territórios, nos bairros: Jardim Belval, Centro, Boa Vista, Aldeia de Barueri, Engenho Novo, Parque dos Camargos e Jardim Paulista. A equipe também mapeou as cooperativas de reciclagem presentes na cidade para otimizar a entrega dos kits.

Segundo as terapeutas ocupacionais, Caty Cilene Fernandes Teodoro e Aline Souza Beraldo, entre pessoas cadastradas (124 ao todo) e cooperativas, foram distribuídos cerca de 370 kits. Elas ressaltam que há ainda a demanda espontânea, ou seja, pessoas itinerantes que são atendidas em determinado território, mas não são cadastradas.

Mesmo com o reconhecimento do bom trabalho, as profissionais revelam que é necessário ampliar o cuidado, uma vez que a população em situação de rua é extremamente vulnerável a diversos riscos. “O Prêmio foi um incentivo para nós profissionais e para a rede de saúde, porque revela que o SUS é essencial e eficiente para a saúde pública dos munícipes. Poder contar nossa experiência é dar visibilidade a uma população excluída socialmente, que também é digna de receber todos os cuidados de saúde individual e comunitária”, destacam.

Fonte: Secom – Prefeitura de Barueri