Surto de gripe superlota Prontos-Socorros e Saúde recomenda ir só em caso de emergência

0
32

Com o surto de gripe que está superlotando os Prontos-Socorros (PS) de várias cidades do Brasil, sobretudo nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, a Secretaria de Saúde de Barueri recomenda redobrar os cuidados e só se dirigir aos PS apenas em casos de emergência. Há vários casos de síndrome gripal e suspeitas da gripe Influenza (H3N2). 

Embora o tempo de espera nos PS de Barueri seja longo, a Secretaria de Saúde afirmou que está realizando todos os esforços para que ninguém fique sem atendimento, mas pediu paciência devido à grande quantidade de pessoas na fila. 

Outra recomendação importante é evitar levar mais de um acompanhante para não haver aglomeração e aumento de contaminações. De preferência deixe o acompanhante esperando do lado de fora da unidade. 

Casos de Emergência 
São considerados casos de emergência quando o paciente estiver sentindo todos ou grande parte dos seguintes sintomas gripais:  

  • Febre alta;  
  • Dores no corpo (principalmente nas articulações);  
  • Dor de cabeça;  
  • Falta de ar;  
  • Tosse;  
  • Coriza;  
  • Calafrios.  

Outras recomendações também de muita importância dizem respeito aos mesmos cuidados usados para evitar o contágio da Covid-19, ou seja, uso de máscara de forma adequada (sem folga dos lados e cobrindo a boca e o nariz), evitar aglomerações em locais fechados, lavar sempre as mãos com água e sabão ou álcool 70.  

Aumento no Atendimento 
De acordo com dados da Secretaria da Saúde de Barueri, o número de atendimentos nos PS da cidade aumentou mais de 60%.  

Apesar do número crescente de atendimentos de pacientes com sintomas de gripe, o quadro de internações relacionadas à Covid-19 não se alterou em Barueri.  de Saúde. Neste mês, a média de leitos de UTI ocupados por conta da Covid é de apenas três.

Fonte: Secom – Prefeitura de Barueri