Feirantes e ambulantes do ramo alimentício de Osasco e cadastrados na administração pública, estão realizando o curso de Boas Práticas de Alimentação, promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Abastecimento (SICA), em parceria com a Secretaria de Saúde.

O curso é ministrado por profissionais do Grupo Técnico da Vigilância Sanitária. Os encontros, que começaram em 15/2, na Sala Osasco, seguem até 28/3, para que todos os permissionários possam realizar a capacitação anual e obrigatória.

O conteúdo aborda noções básicas de higiene pessoal, refrigeração, higienização dos equipamentos de trabalho, bem como manuseio e armazenamento de alimentos.

A carga horária é de 8 horas, com direito ao certificado, que deve ser apresentado junto com o Atestado de Saúde Ocupacional, ao Departamento de Abastecimento da SICA, para renovação do alvará.

Fazem parte do grupo cerca de 400 permissionários do ramo alimentício que engloba vendedores de milho, churrasco, hot-dogs, doces, bolos, salgados, batatas fritas, feirantes, entre outros.

Esse curso atende às recomendações da Resolução RDC – 2016, de 15/9/2004, que estabelece os procedimentos de boas práticas para serviços de alimentação a fim de garantir as condições higiênicos-sanitárias dos alimentos preparados e comercializados pelos permissionários”, explicou Everaldo Mariano, coordenador técnico da Divisão de Vigilância Sanitária.

Além disso, o curso também atualiza os participantes sobre as mudanças na normativa ocorridas recentemente”, concluiu.

Outro ponto importante é que, com a capacitação, os feirantes e ambulantes obtém novos conhecimentos no ramo de trabalho e se preparam para melhor atender aos procedimentos operacionais padronizados. Os cuidados vão desde o veículo, que deve estar limpo e adaptado para preservar os alimentos, do profissional que deve estar devidamente paramentado, até o descarte correto do lixo produzido, reforçou Eduardo Alves, nutricionista da Vigilância Sanitária.

A atenção tem que ser dobrada. Os consumidores estão cada vez mais exigentes e nosso dever é fiscalizar o trabalho dos nossos ambulantes”, finalizou Mariano.

O curso de Boas Práticas também é oferecido aos donos de estabelecimentos físicos, de fevereiro a novembro, e é realizado todas as 3ª e 4ª feiras na Casa do Empreendedor.

Os interessados podem procurar a Vigilância Sanitária, através dos telefones 3652-4869 e 3681-2585 ou comparecer na Rua São Luis, 84, travessa da Avenida Marechal Rondon, Centro, das 8h às 16h.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui