Em comemoração ao Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março (terça-feira), a Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente  de Barueri (Sema)está organizando a Semana da Água 2022, de 21 a 25 de março, com ações em diversos pontos de Barueri.

Dentre as ações haverá distribuição de material informativo com a base móvel da Sema em alguns pontos da cidade, parceria com a Secretaria de Educação em apresentações dentro das escolas, um Webinar no canal da ODS no Youtube e muito mais. Confira a programação completa no final da matéria.

Bem preciso e finito
O objetivo da Semana é conscientizar as pessoas sobre o uso racional e consciente desse recurso natural e da preservação e conservação dos lençóis freáticos, rios, lagos, córregos, nascentes e mananciais (muitas vezes, responsáveis pelo abastecimento de várias regiões, como acontece na capital paulista e na região metropolitana). Barueri trabalha na preservação da Nascente Modelo, na Aldeia da Serra, responsável pelo abastecimento local.

Outra prática importantíssima para a produção de água doce é a preservação das áreas verdes, mais precisamente de áreas de encosta de rios e córregos. Barueri já atua no cuidado desses pontos, como as Áreas de Preservação Permanente (APP), do plantio e de substituição de árvores por espécies nativas, fundamentais na composição dos remanescentes de Mata Atlântica.

Para o secretário da Sema, Marco Antônio de Oliveira (Bidu), o evento trará muitas informações sobre o uso racional da água e da conservação de rios de uma forma despojada. “Essa programação foi pensada para trazer esclarecimentos sobre o uso consciente da água e a importância da preservação dos reservatórios naturais, como rios e córregos, tudo isso de maneira descontraída e divertida. Vamos prestigiar também os projetos que são desenvolvidos pelos estudantes da Fieb e da rede municipal de ensino”, comentou Bidu.

Confira a programação completa:

Data

Horário

Evento

Local

De 21 a 25/03

Das 14h às 16h

Base Móvel de Educação Ambiental

Distribuição de material informativo.

Boulevard Central

21/03

7h

Palestra “Recursos Hídricos: Água, Seiva da Vida”

Fieb Dagmar Ribas Trindade (alunos 1º ano Ensino Médio)

22/03

10h

Webinar “Água e Saúde”

Participantes: Núcleo ODS, SABESP, Barueri, entre outros.

Canal ODS Barueri no YouTube 

23/03

10h

Base Móvel de Educação Ambiental

Distribuição de material informativo.

 

SODIMAC (ação junto com Cepad)

24/03

14h

Apresentações Culturais (jogral e música)

EMEF Carlos Osmarinho de Lima (alunos do 2º, 4º e 5º ano)

25/03

9h

 

Palestra “Recursos Hídricos: Água, Seiva da Vida”

 

EMEF Ézio Berzaghi (Alunos do 7º ano do fundamental)

Fonte: Secom – Prefeitura de Barueri