Nesta segunda-feira (dia 26), a Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente de Barueri (Sema) deu início ao plantio de árvores no parque Dom José. Esse processo começou com a remoção das plantas doentes e infestadas de cupins que apresentavam risco de queda, podendo seu desabamento atingir residências, veículos e munícipes que transitam pelo equipamento e arredores. Foram retiradas espécies como eucaliptos e pinheiros que, além de doentes, apresentavam maior chance de ceder por não terem um enraizamento tão profundo.

Estão inserindo no parque árvores nativas do mesmo porte das que foram retiradas para que se enriqueça a cobertura vegetal. Segundo a Sema, o parque irá manter a mesma quantidade de plantas, sendo que não haverá prejuízo ano que se refere ao verde.

O plantio demanda alguns cuidados especiais para garantir a sobrevivência das mudas, como atenção na retirada da caixa onde está temporariamente plantada, abertura de covas adequadas ao espécime, distribuição de substrato e adubos e transferência da muda com apoio de equipamento “Munck” (caminhão guindaste articulado) para a cova, além de uma boa quantidade de água após o plantio.

O biólogo Ivan Vanderley Silva, diretor de Biodiversidade da Sema, relata que a mudança vai trazer mais valorização ao local. “As novas mudas de árvores trarão mais segurança a todos, pois serão plantadas espécies nativas com porte adequado ao parque. Além disso, por serem nativas, oferecem mais benefícios ao meio ambiente e à fauna silvestre, como frutos, entre outros, possibilitando ainda a dispersão de sementes para outras regiões da cidade.”, garante o especialista.

Fonte: Secom – Prefeitura de Barueri