A Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente de Barueri (Sema) tem distribuído papa-pilhas em diversos locais da municipalidade para incentivar o descarte responsável desse tipo de produto que não deve ir para o lixo comum.

Papa-pilhas são recipientes nos quais as pessoas podem depositar pilhas e baterias de aparelhos eletrônicos, como de celulares, notebooks e outros. Quando as caixas atingem sua capacidade máxima, a Sema recolhe e encaminha à sua parceira na ação, a Green Elétron, que faz o tratamento adequado desses tipos de resíduos químicos.

Nesta quarta-feira (dia 23) foi a vez dos recipientes chegarem às escolas da Fieb (Fundação Instituto de Educação de Barueri). A entrega foi feita pelo próprio secretário da Sema, Marco Antônio de Oliveira (Bidu). Oito coletores foram deixados para serem distribuídos entre as unidades da Fieb e para que possam ser usados por alunos e funcionários. No dia anterior (22), foi a Secretaria de Comunicação que recebeu o totem.

Para o secretário de Recursos Naturais e Meio Ambiente, Bidu, que também é biólogo, os papa-pilhas entregues à Fieb vão conscientizar alunos e servidores sobre a importância do descarte correto de pilhas e congêneres. “O nosso objetivo com mais essas entregas de papa-pilhas na cidade, em especial na FIEB / ITB, é conscientizar cada vez mais pessoas sobre a importância de cuidar do nosso meio ambiente, já que pilhas e baterias, se descartadas de forma errada, podem contaminar o solo, a água e nós, seres humanos”, reforça.

Mais locais com papa-pilhas
Outros papa-pilhas já chegaram a outros órgãos municipais e pontos com grande circulação de pessoas. É o caso da Câmara Municipal, do Ganha Tempo, do Parque Ecológico, do Parque Municipal, do Parque da Maturidade, da Fatec, do Senai, do Paço Municipal, do Centro de Referência em Assistência Social e das Secretarias de Serviços Municipais, de Suprimentos, e de Assistência e Desenvolvimento Social.

Todos devem aderir
De acordo com o geógrafo da Sema, Geovane Bassan, a adesão popular é importante para que esse tipo de produto não cause danos às pessoas e ao meio ambiente, como ocorre quando são descartados de forma incorreta. “Pilhas e baterias possuem substâncias muito tóxicas ao ser humano e podem contaminar a água e o solo. As consequências para a saúde, ao longo do tempo, são perda de memória, insuficiência renal, distúrbios gastrointestinais, além de tantos outros males. Por isso os papa-pilhas são tão importantes, por meio deles que é feito o descarte correto e sustentável desses materiais”, destaca Bassan.

Fonte: Secom – Prefeitura de Barueri