A nova Secretaria da Família (Sefam), de Barueri, realizou na noite de terça-feira, dia 28, no Centro de Eventos, na Vila Porto, o Talk Show “Famílias Fortes” com um debate presencial em que especialistas renomados abordaram questões sobre violência doméstica, problemas com drogas, prevenção e alternativas para solução de conflitos, além de sugestões de caminhos para uma família forte e equilibrada.

Depois da explanação dos palestrantes, o secretário da Sefam, Silvio Macedo, fez a entrega simbólica de certificados a facilitadores formados no curso remoto, promovido pela Secretaria Nacional da Família, com o objetivo de ministrar o programa às famílias cadastradas em Barueri.

O evento teve transmissão ao vivo pelo Facebook da Sefam. A mediação ficou por conta da apresentadora e empresária Luci Damian, que conduziu o debate com os palestrantes Erica Mimoto (Secretaria da Mulher), Daniela Nudeliman (Juíza), Ronaldo Campos (Médico, fundador da Comunidade Terapêutica Filhos da Luz), Douglas Medeiros (vereador de Jundiaí) e Francisco de Souza Ferreira Filho (governador do Rotary ano 2017-2018). Compareceram ainda secretários municipais, vereadores, representantes da sociedade civil e público em geral.

Laços familiares
Experientes, os debatedores falaram sobre desafios comuns e contemporâneos e soluções que já estão em construção tanto no âmbito das políticas públicas, como atitudes e comportamentos que podem minimizar conflitos e promover resultados através do fortalecimento dos laços familiares.

Durante o Talk Show, a mediadora Luci Damian destacou que a família é a primeira sociedade organizada a ser vivenciada. Que estudos demostram que as relações familiares de qualidade e vínculos fortalecidos favorecem um desenvolvimento  saudável de crianças e adolescentes, permitindo uma vida adulta mais equilibrada e de sucesso.

A apresentadora também falou de índices, comentando que, segundo pesquisa realizada pelo IBGE em 2019, cerca de 63% dos jovens, entre 13 e 17 anos, já experimentaram bebidas alcóolicas no Brasil.

Para dar um estarte no bate-papo, Luci perguntou aos debatedores como cada um imaginava o modelo de família que faz com que o bebê, a criança e o jovem tornem-se os adultos que serão os alicerces da sociedade e do Brasil do futuro.

Todos responderam. Ronaldo Campos, por exemplo, disse que um conceito muito interessante é o de família rica de verdade. “Sonhamos com uma família em que o amor permeie todas as relações, uma família que tenha responsabilidade social. Uma família em que a comunicação interna seja clara e sem violência”, disse.

Famílias Fortes
Criado nos Estados Unidos, o programa visa melhorar os vínculos familiares por meio de 7 encontros semanais entre pais e filhos com conteúdo voltado para reduzir ou eliminar condutas de risco como evasão escolar, gravidez precoce, drogadição, comportamento alimentar de risco e autolesão.

Inscrições abertas!
O Talk Show teve também como propósito incentivar as pessoas a se inscreverem no “Famílias Fortes”, que promove, por meio de encontros semanais, a prevenção de comportamentos de risco. O programa é destinado a famílias com adolescentes de 10 a 14 anos de idade. Podem participar, além dos adolescentes, dois outros adultos membros da família.

Os encontros são conduzidos por facilitadores que recebem capacitação especial dada pela Secretaria Nacional da Família e são abordados temas como: metas e sonhos dos filhos; amor e limites de responsabilidade dos pais; regras da casa; fortalecimento da comunicação familiar; proteção contra o uso de substâncias ilícitas; lidar com pressão dos amigos.

As inscrições para o “Famílias Fortes” estão abertas e podem ser feitas também pelo e-mail e WhatsApp da Sefam. 

Informações e inscrições: 3164 9555; WhatsApp (11) 94023 0220; e-mail: sefam@barueri.sp.gov.br; Facebook: @sefambarueri / Instagram: @sefambarueri.

Fonte: Secom – Prefeitura de Barueri