A Secretaria da Família de Barueri (Sefam) deu início aos encontros do Programa Famílias Fortes com a participação de 60 famílias, divididas em dois grupos. O primeiro aconteceu dia 8 e o segundo no dia 9 de novembro. Os encontros acontecem semanalmente sempre às segundas e terças-feiras. Excepcionalmente, por causa do feriado do dia 15, o encontro da próxima segunda foi transferido para a quinta, dia 18.

O Programa Famílias Fortes é um convênio com o governo federal baseado em uma metodologia de prevenção de comportamentos de risco destinada a famílias com adolescentes de 10 a 14 anos de idade.

A intenção é, portanto, trabalhar temas como evasão escolar, gravidez precoce, drogadição, comportamento alimentar de risco, autolesão, entre outros. O programa é realizado por meio de sete encontros semanais e depois por mais quatro reuniões mensais de acompanhamento. No 21 de dezembro se encerra o primeiro ciclo do programa, quando se completam os sete encontros.

“Percebemos no primeiro encontro que as famílias participaram ativamente e puderam interagir um pouco mais com seus filhos. Todos saíram felizes e muito animados para o próximo encontro. É muito gratificante testemunhar isso para nós”, contou a facilitadora Rosana Bercha, que coordena e acompanha a dinâmica dos grupos de famílias nos encontros.

A dinâmica do encontro
Na primeira hora da dinâmica, os pais ou responsáveis ficaram em uma sala onde foi abordado o tema “Amor e Limites”, e os filhos, simultaneamente em outra sala, com o tema “Metas e sonhos”. Na segunda hora, depois de um intervalo, pais e filhos se reuniram numa mesma sala onde praticaram as habilidades que aprenderam, a partir da temática “apoiando metas e sonhos”.

Os encontros desse primeiro ciclo estão acontecendo em duas entidades parceiras da Prefeitura. Para mais informações e inscrições, os contatos são pelo telefone (11) 3164 9555, pelo whatsapp (11) 94023 0220 ou pelo email: sefam@barueri.sp.gov.br. Acompanhe o Programa Famílias Fortes pelo Instagram e pelo Facebook da Sefam.

Fonte: Secom – Prefeitura de Barueri