Aproveitando a ocasião, Sehab convidou a Vigilância em Saúde para palestrar sobre as zoonoses e seus riscos 

Nesta terça-feira, dia 10, a Secretaria de Habitação (Sehab), através do próprio titular da pasta, Gregório Rodrigues Pontes Maglio, recebeu dezenas de síndicos dos condomínios construídos pela Prefeitura de Barueri no auditório do Centro de Eventos.  

“Esse encontro presencial serve para que a Secretaria da Habitação se aproxime ainda mais dos síndicos e possamos promover mais ações conjuntas. A nossa preocupação maior é o bem-estar da população. Estamos seguindo as orientações do prefeito Rubens Furlan, que é ouvir as pessoas e garantir que as famílias de Barueri tenham dignidade, segurança e tranquilidade dentro dos conjuntos habitacionais”, esclareceu o secretário.  

Marcela Pupin, a subsecretária da Sehab, tratou dos aspectos jurídicos e da conservação das unidades habitacionais, que não são propriedades dos moradores: “as pessoas têm TPU (Termo de Permissão de Uso), que é uma concessão. Elas não podem alugar e nem vender o imóvel”, alertou. 

Ela também abordou as regras de convivência, a questão dos direitos e deveres de cada morador e do principal papel do síndico, que é trazer a reflexão, promover a união e a convivência harmoniosa de todos. 

Muitos temas pontuais e peculiares dos condomínios foram questionados pelos síndicos, mas esses temas serão tratados posteriormente. O secretário Gregório deu um prazo de 10 dias úteis para que os temas sejam protocolados na sede da Sehab.  

Palestra sobre zoonoses 
A Secretaria de Saúde, preocupada com a questão das zoonoses que assolam toda a sociedade, se fez representar pela médica veterinária Marianne Bencic Rovea, do Departamento Técnico de Controle de Zoonoses (DTCZ) de Barueri. 

Ela fez uma explanação sobre todos os malefícios acarretados pelos animais sinantrópicos, ou seja, aqueles que convivem com os seres humanos independentemente da vontade deles (ratos, pombos, morcegos, escorpiões, mosquitos etc.). 

Como evitar a atração desses animais (não fornecendo abrigo, acesso, água e alimento) e também como combatê-los sem transgredir a Lei de Proteção dos Animais (são protegidos) foram elencados de forma a evitar a transmissão da dengue, chikungunia, leptospirose, criptococose e dezenas de outras enfermidades. 

Atenção à população 
Ao final dos trabalhos compareceram à reunião o prefeito Rubens Furlan, o vice-prefeito e secretário de Obras, Roberto Piteri – que aproveitaram para conversar com os síndicos presentes – e Jean Gaspar, secretário de Cultura e Turismo. Eles estiveram no Centro Eventos para organizar a recepção ao governador Rodrigo Garcia, que estará em Barueri na próxima semana para oficializar a compra dos equipamentos do Hospital Regional, dentre vários outros assuntos.

Fonte: Secom – Prefeitura de Barueri