Anualmente, a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SDPD), em parceria com as Secretarias de Educação, Saúde e Assistência e Desenvolvimento Social, realiza campanhas preventivas para detectar possíveis perdas de visão e audição dos alunos da rede pública municipal de Barueri.  

A campanha tem o objetivo de fazer com que, assim que o aluno é diagnosticado com quadro de deficiência visual e auditiva, as famílias recebam orientações técnicas para dar prosseguimento às necessidades e ao cuidado da criança.  

Na semana passada, foi iniciada a campanha “Caminhos do Som”, em que membros da gestão escolar receberam treinamentos para identificar possíveis problemas de audição nos alunos e encaminhá-los à SDPD para uma avaliação técnica.  

Foi em uma edição anterior desta campanha que o pai de Hilda Victoria da Silva Gomes (7 anos de idade) descobriu que a filha estava com surdez profunda. “A família achava que só era teimosa, que ela não obedecia quando a chamávamos, e o próprio exame foi difícil de ser feito por conta de seu comportamento”, explica Cleiton, pai de Hilda. “Graças ao exame detalhado feito pela SDPD, identificamos sua surdez e pudemos solicitar o aparelho auditivo que ela usa até hoje”. 

Nos dias 19 e 20 de março, a SDPD iniciará a campanha “Além do Olhar” com um encontro para capacitação também de profissionais da rede de ensino, no Centro de Aperfeiçoamento de Professores (CAP) da Secretaria de Educação de Barueri. Os gestores educacionais serão instruídos a identificar alunos da rede municipal que provavelmente possuem alterações de visão e encaminhá-los para avaliação especializada.  

As escolas contam com um formulário específico e individual, para o preenchimento de dados relacionados à condição visual da criança para que a SDPD a encaminhe para avaliação e exames específicos junto ao serviço médico da Atenção Especializada em Saúde.  

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui