Aproveitando o feriado de Carnaval, a Secretaria de Saúde de Barueri preparou um cenário especial para incentivar a vacinação contra a Covid-19 também neste período. O polo do Centro de Eventos estará aberto durante todo o feriado prolongado (inclusive neste final de semana) para continuar aplicando o imunizante contra a Covid-19, mas com um toque especial: está todo decorado na temática do Carnaval.

O serviço atenderá todos os públicos aptos para a vacina (pessoas a partir de 5 anos de idade), disponibilizando 1ª, 2ª, 3ª e 4ª doses da vacina, de acordo com cada caso.

O polo do Centro de Eventos fica na av. Pastor Sebastião Davino dos Reis, 672 – Jardim Tupanci e irá abrir das 8h às 17h.

Vacina já!
Não há necessidade de agendamento, porém, no caso das crianças, é importante que o responsável compareça com o documento original, CPF ou cartão SUS e a caderneta de vacinação da criança. Demais públicos devem levar documento com foto e o comprovante de vacinação anterior (no caso de 2ª, 3ª ou 4ª doses).

A Secretaria de Saúde recomenda ainda que todos realizem o pré-cadastro no site Vacina Já. O pré-cadastro não é um agendamento, mas reduz o período de espera durante o atendimento.

Para a vacinação em crianças de 5 a 11 anos, recomenda-se um intervalo de 15 dias entre a vacina da Covid-19 e de outros imunizantes.

Sobre as doses
Primeira dose:

Disponível a todas as pessoas a partir de 5 anos de idade com e sem comorbidades ou deficiência.
Segunda dose:
Disponível para pessoas a partir dos 5 anos nas seguintes condições:
– Coronavac: 28 dias após 1ª dose;
– AstraZeneca: 8 semanas (56 dias) após 1ªdose;
– Pfizer: 21 dias após 1ª dose para pessoas com 18 anos ou mais; 56 dias para crianças de 5 a menores de 12 anos;
– Janssen: 2 meses após 1ª dose

Terceira dose:
Disponível para pessoas com mais de 18 anos que tomaram a segunda dose há pelo menos 4 meses;

– Pessoas com mais de 18 anos que tomaram a vacina da Janssen há pelo menos 2 meses da 1ª dose;

– Pessoas com alto grau de imunossupressão com mais de 18 anos que tomaram a segunda dose há pelo menos 28 dias;

Quarta dose:
Disponível para pessoas imunossuprimidas com mais de 18 anos e que tenham tomado a terceira dose há 4 meses no mínimo.

Recomendação
O Ministério da Saúde, diante do cenário do novo coronavírus, destaca a necessidade de vacinar o maior número possível de pessoas aptas para imunização, adotando-se todas as medidas de proteção amplamente divulgadas, para diminuir o risco de contágio da doença.

Manter o distanciamento social, usar máscara e higienizar as mãos com água e sabão ou álcool em gel 70% são as principais medidas de proteção.

Fonte: Secom – Prefeitura de Barueri