Saúde abre mais de 1300 consultas nos próximos domingos de agosto

0
52

Adiantar consultas, diminuir filas e ampliar a assistência: esses são os principais objetivos da Secretaria de Saúde de Barueri ao viabilizar atendimentos médicos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) aos finais de semana, como vem fazendo desde o mês de abril deste ano.

A Coordenadoria de Atenção Básica à Saúde (Cabs), responsável pela gestão das UBSs, tem realizado os mutirões de consultas e atendimentos em quase todos os finais de semana. Em agosto, as ações ocorrerão aos domingos até o final do mês. São, pelo menos, 1.370 vagas abertas em clínica geral e ginecologia e obstetrícia.

As unidades estão se revezando no atendimento, destinado exclusivamente a pacientes previamente agendados. No APP Saúde Barueri, ao realizar o agendamento, são mostradas as datas e as unidades com vaga disponível, inclusive aquelas que abrirão aos fins de semana. Além de reduzir as filas de espera por consultas, o serviço também beneficia quem não consegue se ausentar do trabalho ou de outros compromissos durante a semana para fazer o acompanhamento clínico.

Próximos mutirões
No dia 15, das 7h às 18h, a UBS Katia Kohler, do Engenho Novo, estará aberta aos pacientes agendados. Foram criadas, só para esse dia, 510 vagas para clínica geral e 40 para ginecologia e obstetrícia.

Já no dia 22, também das 7h às 18h, será a vez da UBS Pedro Izzo, do Jardim Esperança, realizar os atendimentos. Para esse mutirão foram garantidas 260 vagas em clínica geral e 40 em ginecologia e obstetrícia.

Para finalizar, no último domingo de agosto, dia 29, a UBS Benedicta Carlota, do Jardim Silveira, abrirá 510 vagas para clínica geral. O expediente será como o das outras unidades, das 7h às 18h.

Agendamento
a UBS é a porta de entrada dos serviços de saúde municipais. São elas que realizam o acolhimento e o acompanhamento dos usuários, bem como encaminham aos serviços especializados quando necessário.

É possível agendar a consulta pelo APP Saúde Barueri (disponível gratuitamente para celulares Android e iOS), pelo Portal da Saúde ou diretamente na UBS mais próxima de sua residência.

Se não puder ir, cancele a consulta
Para diminuir os índices de absenteísmo (ausência nas consultas marcadas), a Secretaria de Saúde reforça a importância do cancelamento da consulta agendada com antecedência para que a vaga seja novamente publicada e beneficie outra pessoa. É possível cancelar a presença no APP Saúde Barueri, clicando em “Consultas Agendadas”, ou pelo call center, no número (11) 4349-0600.

Fonte: Secom – Prefeitura de Barueri