Com a chegada da vacina contra a Covid-19 em Barueri, que ocorreu na tarde de terça-feira (dia 19), iniciou-se a campanha de combate à pandemia no município.

É importante saber que as cidades precisam seguir o Programa Nacional de Imunizações (PNI), elaborado pelo Ministério da Saúde. Como ainda não há vacinas para todos e a entrega das doses vai ocorrer aos poucos, o Programa determina algumas prioridades.

As primeiras doses entregues devem ser destinadas a trabalhadores da Saúde em atividade na assistência direta aos pacientes com Covid-19 em hospitais públicos e privados, prontos-socorros, Unidades Básicas de Saúde, Defesa Civil e Resgate Municipal; e a idosos residentes em Instituições de Longa Permanência (ILPI).

Depois que todo esse público for vacinado, as demais doses que forem chegando serão destinadas aos idosos com mais de 60 anos. Mas isso também não vai ocorrer de uma vez só. Os idosos serão divididos em grupos por faixa etária, começando pelos mais velhos.

Agendamento
Em Barueri, o agendamento ainda não está aberto porque não iniciou a campanha de vacinação dos idosos. Ela vai iniciar quando o primeiro grupo prioritário estiver vacinado e chegarem mais vacinas. Daí sim serão liberados os canais de agendamento.

Haverá outros canais de agendamento, como call center, diretamente na UBS e e-mail. Mas atenção! O call center e a UBS estarão disponíveis apenas para idosos com 60 anos ou mais e com o Cadastro Cidadão atualizado.

Além disso, esses canais só deverão ser acessados quando for iniciada a imunização do grupo de risco para o qual você pertence.

Cada fase da campanha irá priorizar um grupo de risco. O agendamento será, então, destinado exclusivamente às pessoas que se encaixam na fase em questão.  

APP Saúde-Barueri
O principal canal de agendamento será o APP Saúde-Barueri. Mas calma! Essa função ainda não está ativa nele. Ela será ativada assim que a campanha voltada aos idosos começar.

Cadastro Cidadão
Se você estiver com o Cadastro Cidadão desatualizado no momento de fazer seu agendamento, o APP Saúde-Barueri irá permitir fazer um cadastro provisório para não prejudicar sua imunização.

Polos de vacinação
Quando o primeiro grupo prioritátio estiver imunizado e chegarem mais doses da vacina serão abertos os polos de vacinação. Inicialmente serão seis polos espalhados em pontos estratégicos da cidade, com um esquema de organização bem rígido para que não haja aglomeração e nem qualquer tipo de contratempo.

Por que as UBSs não irão vacinar?
Faz parte das determinações do Programa Nacional de Imunizações (PNI) que os locais de vacinação sejam específicos para isso, de forma a não causar aglomeração e nem comprometer os atendimentos realizados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). É por isso que a cidade criou esses polos: assim a vacinação será mais rápida e melhor direcionada, além de mais segura, porque ainda não podemos relaxar com as medidas para evitar a propagação do Coronavírus.

Tem jeito de vacinar pessoas fora do grupo prioritário?
Não! As vacinas estão sendo produzidas aos poucos, então as fases são necessárias e cada dose aplicada é registrada no sistema nacional. Além disso, o Ministério da Saúde só irá repor as doses que comprovadamente forem usadas nas pessoas que pertencem ao grupo prioritário da fase em questão.

A sua ajuda e compreensão são fundamentais! Acredite, no momento oportuno todos serão vacinados.

Assim que eu tomar a vacina já posso me livrar das máscaras e aglomerar?
Não! Mesmo após sermos imunizados todos teremos de manter as recomendações de segurança, como o uso de máscaras, a constante lavagem das mãos, o uso de álcool em gel e, principalmente, o distanciamento social. Teremos de manter essas precauções até que a circulação do vírus esteja de fato controlada.

Coronafone
O Coronafone é mais um recurso de informação trazido pela Prefeitura de Barueri para tirar suas dúvidas sobre o Coronavírus e a vacina. É só incluir o número (11) 99547-6482 no seu WhatsApp e enviar uma mensagem. Ele irá retornar com as opções, basta você seguir os passos indicados e tirar todas as dúvidas.

Divulgue esse número para que mais pessoas tenham acesso a essa facilidade.

Assista ao vídeo 

Fonte: Secom – Prefeitura de Barueri