O Serviço de Assistência Domiciliar (SAD) de Barueri, antigo PAD (Programa de Assistência Domiciliar) iniciou na sexta-feira, dia 23, e prevê terminar na segunda quinzena de maio, a entrega em residências de 397 cartilhas com orientações aos cuidadores/familiares de pessoas acamadas que necessitam de atenção à saúde.

A cartilha contém 39 páginas com números de telefones úteis, informações sobre o SAD, lavagem de mãos, tabela de horário de tomada de medicamentos, alimentação, aspiração, gastronomia e jejunostomia, cuidados com ventilação mecânica não invasiva e exercícios domiciliares, dentre outras orientações.

Todo o conteúdo da cartilha foi construído pelas equipes multiprofissionais do Serviço de Assistência Domiciliar, com apoio da Diretoria Técnica de Enfermagem, ligada à Coordenadoria de Atenção Básica à Saúde. O projeto gráfico é da Secretaria de Comunicação Social (Secom).

De acordo com Maria de Fátima Silva, enfermeira responsável técnica do SAD de Barueri, foi feito um copilado de informações. “É uma cartilha de orientação. Cada profissional falou um pouco da experiência em sua área para se mostrar como cuidar do doente, a pessoa acamada domiciliar junto dos seus familiares”, explicou.

Segundo Fátima, a maior importância do material produzido se dá em apoiar, subsidiar e orientar os cuidadores na assistência diária dos pacientes acamados. “É um motivo de muita alegria e satisfação a produção dessa cartilha, pois representa um pouco do nosso trabalho de atendimento domiciliar”, comemora.

Para Maria Glaudeci Viana da Silva, cuidadora de sua mãe, a paciente Maria Antônia, 82 anos de idade, a cartilha auxiliará muito no tratamento de idosos ou outras pessoas acamadas. “É bem feita, reforçando mais ainda o que o médico e a enfermeira já vinham orientando. Acrescenta bastante. O atendimento da equipe do SAD é muito bom. Ajuda, porque evita de alguém ficar levando o familiar para o hospital, principalmente neste período de pandemia”, explicou a maranhense, residente em Barueri há 28 anos. “Minha mãe teve AVC e ficou com sequelas. Ela não fala e precisa de assistência 24 horas”, conta.

Equipes multiprofissionais
O SAD existe desde 2006. É ligado à Diretoria Técnica de Enfermagem que, por sua vez, está atrelada à Coordenadoria de Atenção Básica à Saúde, da Secretaria de Saúde de Barueri.

A enfermeira responsável explicou que as equipes se formaram nas unidades, a partir da necessidade de atendimento a pacientes graves que ficavam em casa e faziam uso de dispositivos como oxigênio, sonda visical de demora e gastrotomia e traqueostomia. “Ficar no hospital não seria o ideal, então eles passaram a ser cuidados em casa”, disse Fátima, explicando que o trabalho é desenvolvido há alguns anos e foi se aprimorando mais a cada dia, fortalecendo, qualificando os trabalhadores da Saúde de Barueri, que trouxe mais profissionais para compor a equipe mínima, que era formada por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e fisioterapeuta. “Hoje temos dentista, fonoaudiólogo, nutricionista, assistente social, pediatra. A equipe está bem completa”.

Maria de Fátima acrescenta que o SAD tem cinco equipes. A maioria trabalha com pacientes mais graves, que além de acamados e com comorbidade, têm algum tipo de dispositivo e fazem uso de oxigênio.

Além do atendimento diferenciado já existente, o SAD tem estrutura para ampliar para sete o número de equipes, visando dar atenção a outros pacientes que necessitam de serviço especializado, mais qualificado do ponto de vista da assistência domiciliar. “Estamos em fase de implantação. Vamos receber a sexta e sétima equipes”, antecipou Fátima.

Projetos
O SAD é conhecido pela sua atuação. Em novembro de 2019, em São Paulo, representantes de Barueri marcaram presença no 18º Congresso Brasileiro Interdisciplinar de Assistência Domiciliar, onde apresentaram dois projetos desenvolvidos no município: “Síndrome de Goldenhar: a importância da atuação multidisciplinar na assistência domiciliar – um relato de caso” e “Perfil epidemiológico e clínico dos usuários do Programa de Atenção Domiciliar de Barueri”.

Serviço
O SAD está localizado na avenida 26, de Março, 870 – ao lado da Farmácia Municipal, no Centro de Barueri. O acesso ao programa se dá via Unidade Básica de Saúde (UBS), que avalia e encaminha os casos.

Fonte: Secom – Prefeitura de Barueri