Toda última quinta-feira do mês, às 19h, acontece o programa “Roda de Leitores”, um evento literário organizado pela Secretaria de Cultura e Turismo de Barueri. Nesta edição do dia 24 a obra em discussão será a da escritora Lygia Bojunga, com o título “Seis Vezes Lucas”. O livro será comentado por Gabriela Aparecida Costa, a Gabi, apresentadora do programa de incentivo à literatura “Além da Capa”, produzido pela equipe da Secretaria.

O “Roda de Leitores”, transmitido pelo Facebook e Youtube “Cultura Barueri Oficial”, acontece com a apresentação de um livro da literatura nacional ou internacional, sempre com o comentário de um especialista, seguidos de debate com o público participante.

O livro “Seis Vezes Lucas” narra em seis capítulos as desventuras do pequeno Lucas, uma criança retraída, tímida, cercada pela frieza do mundo adulto e pela indiferença dos pais. Estes, na maior parte das vezes, acabam por ser os grandes vilões da história.

Escrito em 1995, época em que muito se discutia os direitos da criança no Brasil, a autora denuncia a falta de atenção para com a infância. O livro recebeu vários prêmios, entre eles o Jabuti, concedido pela Câmara Brasileira do Livro em 1996.

O protagonista Lucas se vê confinado em seu problema de relacionamento com os pais, que desperta nele profundos medos. Com isso, o leitor percebe se tratar de um personagem assustado, em constante dilema de identidade, temeroso da solidão, de mudanças e de “não gostar mais de gostar do pai.”

Nesta edição do Roda haverá ainda a participação especial da psicóloga Maria Sonia Borda Sousa, especializada no atendimento de crianças, adolescentes e adultos. Ela deverá abordar o comportamento do personagem principal do livro a partir da ótica da Psicologia.

Conheça a palestrante
Gabriele Aparecida Costa é uma estudante de enfermagem de 20 anos e uma leitora compulsiva nas horas vagas, além de cultivar o hobby da escrita. Atualmente, Gabi divide seu tempo entre assistir dramas asiáticos, estudar para as provas do curso de Enfermagem e gravar o “Além da Capa”, programa de dicas literárias, que pode ser acessado pelo Cultura Barueri Oficial no Youtube. 

Fonte: Secom – Prefeitura de Barueri