Barueri recebe espetáculo infantil socioeducativo do projeto Energia em Cena

0
29

Os pequeninos terão mais uma opção de atividade educativa e cultural nesta sexta-feira, dia 25, às 10h30. Barueri, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, em parceria com a empresa Imagini, receberá o espetáculo infantil de teatro on-line “Pinuca”, que faz parte do projeto Energia em Cena.

Energia em Cena é um projeto cultural de responsabilidade social que leva apresentações de teatro socioeducativas e gratuitas para todos. O projeto é composto de quatro sessões digitais que serão transmitidas on-line ao vivo, de mais ou menos 30 minutos, realizadas através do YouTube. Haverá ainda exibições dos espetáculos nos dias 3 de julho, às 15h, dia 9, às 10h30, e dia 17, às 15h.

Sobre o Energia em Cena
O projeto Energia em Cena está em sua 6ª edição e conta com patrocínio Raízen e realização Imagini. O espetáculo interativo traz informações sobre higiene pessoal de forma lúdica. Durante a peça, é destacada a importância dos hábitos de higiene e saúde.

A história conta o dia a dia de Tonico, um menino muito ativo que não gosta de tomar banho, apesar da cobrança constante de sua mãe. Um dia, de tanto ficar sem tomar banho, Tonico se vê numa situação inusitada, quando uma porquinha chamada Pinuca se apaixona por ele.

Fernanda Bassani, diretora artística do projeto, explica que o desenvolvimento do tema se deu a partir da percepção de que muitas pessoas, mesmo diante da situação da pandemia, continuam descuidando de hábitos básicos de saúde e higiene, como lavar as mãos, por exemplo.

“Essas orientações parecem óbvias, mas percebemos que, na prática, há muito descuido em relação a esses hábitos. Em bares e shoppings, infelizmente, ainda vemos pessoas que saem do banheiro sem lavar as mãos, a quantidade de pessoas que não escovam os dentes após as refeições e até mesmo a falta de banho diário é algo comum”, afirma a diretora. “Além disso, temos situações específicas, como no caso dos adolescentes e pré-adolescentes que ainda enfrentam a fase de lidar com novas necessidades de higiene devido às mudanças hormonais”.

O projeto se reinventou durante a pandemia da Covid-19 para continuar levando a mensagem de educação para crianças de comunidades carentes. Realizado pela Imagini e com patrocínio da Raízen, desde 2012 já atendeu mais de 43 municípios em cinco estados do País, com público de 362 mil pessoas. A diretora artística conta que muitos locais onde esteve eram carentes de ações culturais e o espetáculo foi recebido pelo público local com muita alegria.

“Diante do sucesso da primeira temporada do espetáculo “Aventurma: O Segredo da Natureza”, decidimos seguir com as circulações nesse formato e esperamos proporcionar ainda mais momentos de reflexão e entretenimento para as pessoas”, comenta Fernanda.

Sobre a Raízen
A Raízen é uma empresa integrada de energia, de origem brasileira, que está entre os maiores grupos empresariais do país e com presença nos setores de produção de açúcar e etanol, distribuição de combustíveis e geração de energia. A Raízen busca promover impactos positivos nas comunidades onde está presente, contribuindo para o desenvolvimento social.

Fonte: Secom – Prefeitura de Barueri