As aulas presenciais na rede municipal de Barueri continuam suspensas e sem previsão de retorno, em função da pandemia da Covid-19. Os estudantes seguem com as atividades e aula remotas.

A Secretaria de Educação, com apoio do Ministério Público e da Vigilância Sanitária, elaborou protocolo de biossegurança para a reabertura das escolas, mas a avaliação da administração municipal, fundamentada em outros estudos e em levantamento de opiniões junto a pais de alunos, é de que não há, no momento, garantias de que o ambiente escolar esteja totalmente seguro quanto à propagação do novo coronavírus.

Aulas remotas

Em tempos de distanciamento social por conta da pandemia, as aulas remotas têm sido uma valiosa ferramenta de aprendizagem. Barueri já estava preparada para o ensino a distância, pois informatizou toda a rede municipal de ensino no último ano com a plataforma Google For Education.

As atividades online têm adesão expressiva e, para garantir as mesmas oportunidades a alunos que não tinham computador ou acesso à internet em casa, a Prefeitura disponibilizou notebooks e modems com conexão gratuita para aproximadamente 2.300 estudantes carentes. É o Projeto Aluno Conectado, em que os responsáveis assinam termo de empréstimo dos equipamentos e garantem aos filhos o acesso digital.

Para amenizar os impactos na alimentação, já que a merenda escolar é uma refeição importante para o desenvolvimento de crianças e adolescentes, a Prefeitura já distribuiu, por cinco meses consecutivos, cestas básicas com os itens da merenda para todos os 68 mil alunos da rede.

Fonte: Secom – Prefeitura de Barueri