A 50ª edição do Programa Nossa História, promovido pela Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria da Cultura, realizada na terça-feira, 31/7, prestou uma homenagem póstuma aos guardas civis municipais José Maurício A.Pessoa e Edmilson, ambos com mais de 25 anos de atuação na administração pública e que tiveram as vidas interrompidas no mês de julho.

A cerimônia de hasteamento, que acontece em frente ao Paço Municipal, iniciou com o toque do silêncio em reconhecimento aos trabalhos prestados pelos guardas civis à corporação, ao município e à população.

O GCM Pessoa faleceu no domingo, 29/7, após ser baleado com três tiros, vítima de um assalto no Jardim Veloso. Ele tinha 28 anos de efetivo e estava prestes a se aposentar. O GCM Edmilson, com 26 anos de atuação frente à corporação, faleceu também no último final de semana, em decorrência de problemas de saúde.

Participaram do hasteamento das bandeiras, o fotógrafo Ítalo Cardoso, da Secretaria de Comunicação (Secom), que hasteou a Bandeira do Brasil, acompanhado por seu filho Enzo Cardoso Silva e pela jornalista Olga Liotta, também da Secom.

O assessor de diretor do Gabinete do Prefeito, Israel Lima, hasteou a Bandeira do Estado de São Paulo, acompanhado pelo secretário adjunto de Transportes e da Mobilidade Urbana (Setran), Fábio Grossi, e pelo chefe da Junta de Serviço Militar de Osasco, Francisco das Chagas Lima.

 Esses profissionais dedicaram anos de suas vidas em prol da cidade e do bem-estar da comunidade, portanto, é sempre muito importante fazer esse reconhecimento. A homenagem é simbólica, mas expressa a nossa solidariedade aos familiares e a nossa gratidão para com eles”, reforçou o secretário da Cultura, Sebastião Bognar.

A Bandeira de Osasco foi hasteada pela assessora da secretária adjunta da Assistência Social (SAS), Priscylla Raiza Rodrigues, acompanhada pela ajudante geral, Maria José de Vasconcelos e pela atendente Cláudia Benati Silva, também da SAS.

Um ano de criação

Prestes a completar um ano de criação, no dia 22/8, o Programa Nossa História visa resgatar a história e os valores éticos e cívicos do município e do país, através do ato simbólico do hasteamento das bandeiras do Brasil, do Estado e de Osasco.

As atividades acontecem sempre às terças-feiras, às 8h, em frente ao Paço Municipal trazendo, a cada semana, representantes de uma secretaria, e todas as quartas-feiras, às 9h, no Calçadão da Rua Antônio Agú, onde a população pode conferir acompanhar a solenidade, que conta sempre com convidados ilustres.

Também estiveram presentes na solenidade Ruben Pignatari, da Secretaria da Cultura, a tenente-coronel Érica Cristina Vassoler, da JUCO, estagiários, entre outros.