A Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria da Saúde, iniciou na quarta-feira, 1/8, a Semana de Aleitamento Materno: “A boa alimentação começa com a amamentação”, em comemoração à Semana Mundial de Aleitamento Materno, cujo lema deste ano é: “aleitamento materno – a base da vida”. Serão realizados de 1 a 8 de agosto palestras, debates e seminários na Maternidade Municipal Amador Aguiar.

Na quarta-feira, 1/8, houve uma agenda repleta de atividades e contou com a presença da primeira-dama e presidente do Fundo Social e madrinha do Banco de Leite, Aline Lins, do prefeito Rogério Lins e seis mulheres que deram à luz nessa semana. Vereadores e demais autoridades também prestigiaram a abertura da Semana.

 Eu quero parabenizar toda a equipe pelo movimento e essa ação que é tão importante, pois ela evita a mortalidade infantil. E dizer que podem contar comigo para todas as campanhas”, disse Aline Lins sobre a Maternidade Amador Aguiar é a menina dos seus olhos.

A médica responsável pelo Banco de Leite Humano, Graciete Maria Barradas, ressaltou a importância da amamentação. “Além de dar a seu filho todos os nutrientes do leite para ele crescer saudável, ao dar o peito ao filho, a mãe pode evitar o câncer no útero, obesidade e diabetes. Então não é só a criança que recebe os benefícios da amamentação”.

Já o prefeito lembrou que seu mandato começou pela Maternidade Amador Aguiar. “Quando comecei, há um ano e meio, a minha primeira visita foi aqui para ver como estava a maternidade e, à época, não havia condições para receber as mães. Essa foi a minha primeira demanda, ou seja, melhorar as condições de atendimento. As minhas filhas nasceram aqui e eu tenho muito orgulho por ter essa maternidade na cidade. Quero aproveitar para parabenizar essa equipe de profissionais, todos capacitados”.

Silvia Claro Pacheco Ferreira, mãe de Henrique Claro Ferreira, de 11 meses, que doa seu leite ao Banco de Leite Humano, representou as 67 mães doadoras e recebeu uma placa da prefeitura em reconhecimento à sua colaboração. “Que seus atos se transformem em exemplos para futuras mães”, disse o chefe do Executivo.

Houve também a apresentação da enfermeira Angelita da Silva Araújo, com sua filha Alana da Silva Araújo, 11 anos, cantando a música: “Todo bebê ao nascer”,  acompanhada pela professora de canto com o violão.

Na parte da tarde houve também exibição de vídeos com depoimentos sobre experiências durante a amamentação e palestras sobre “Mitos e verdades sobre a amamentação” com a enfermeira Luciana.

Amamentação

O leite materno é o alimento mais completo que existe para o bebê até o sexto mês. Por isso não é preciso completar com outros leites, mingaus, suquinhos, chá ou água, fazendo economia para o orçamento familiar.  

O leite materno é muito fácil de digerir e não sobrecarrega o intestino e os rins do bebê. Isso explica porque as fezes do bebê são aguadas (amarelas ou verdes), e que a urina se apresente bem clarinha e abundante. Ele protege o bebê da maioria das doenças. É prático, não precisa ferver, misturar, coar, dissolver ou esfriar. Está sempre pronto, a qualquer hora ou lugar. Transmite amor e carinho, fortalecendo os laços entre a mãe e o bebê. Protege a mãe da perda de sangue em grande quantidade depois do parto. A amamentação diminui as chances de a mãe ter câncer de mama e de ovário.  

Mais informações sobre o Banco de Leite Humano do Hospital e Maternidade Amador Aguiar, pelos telefones: 2183-3400 e 2183-3449 ou na sua Unidade Básica de Saúde. O endereço da Maternidade Municipal Amador Aguiar (Avenida Getúlio Vargas, 1260 – Piratininga).

Participaram do evento, o secretário José Carlos Vido (Saúde), os vereadores Toniolo e 
Batista Comunidade, Paulo e Robson (assessores do vereador Daniel Matias), Fernanda (presidente da Associação das Famílias Rotaryanas de Osasco) e Egídio Malagoli (superintendente do Hospital e Maternidade Amador Aguiar).