Programa “Meu Pet” do Governo estadual chega a Barueri

0
37

O programa “Meu Pet”, da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, por meio da Coordenadoria de Defesa e Saúde Animal, chega a Barueri para trazer ainda mais bem-estar aos animais domésticos e tranquilidade a seus tutores, oferecendo infraestrutura de qualidade no atendimento veterinário em concomitância com a Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente (Sema).

O local cedido pela Prefeitura de Barueri para implantação da clínica fica no Centro de Proteção ao Animal Doméstico I (Cepad). Lembrando que o setor já oferecia atendimento de rotina gratuito aos pets dos moradores. Para tanto, o Centro passará por uma reestruturação visando ampliar a assistência.

A marcação da consulta poderá ser feita por agendamento prévio e os números mensais de atendimentos estimados impressionam. Estão previstas, mensalmente, 300 consultas gerais, 100 delas com especialistas; 400 castrações; 25 cirurgias, dentre as quais ortopédicas, obstétricas, oncológicas e gerais; 50 procedimentos, como tratamento de TVT (tumor venéreo transmissível), sondagem e retirada de espinhos / miíase (infecção de pele causada pela presença de larvas de moscas); 60 curativos; 1000 retornos de acompanhamento e medicações; 350 exames de imagem (ultrassom e eletrocardiograma) e biológicos (sangue, bioquímicos, parasitológicos) e muito mais. E tudo isso de graça para o munícipe! Serão contemplados todos os animais pertencentes a pessoas residentes em Barueri e os casos de maus-tratos atendidos pelas polícias Militar e Civil Ambiental.

O engenheiro da Secretaria Estadual de Saúde, Pedro Issau Omuro, compareceu ao Cepad I nesta terça (dia 13) para analisar o local e verificar as adequações do espaço. Segundo ele, a inspeção permite levantar os materiais necessários para o processo de licitação. Ele ainda elogiou a estrutura do Cepad e disse que ela permite a celeridade das obras. “A estrutura está boa, não está difícil, dá para fazer uma reforma rápida. Acredito que isso facilita bastante o processo.”, comentou.

Para a médica veterinária do Cepad, Camilla Panizza de Camargo, o projeto estadual e a infraestrutura municipal vão impulsionar ainda mais os atendimentos existentes de saúde animal em Barueri e contribuir fortemente com o bem-estar dos pets. “Muita coisa vai mudar. Essa clínica representa um desejo antigo da cidade, inclusive da gente que é do grupo técnico, porque a demanda é muito grande”, conta.

De acordo com Camila, “atualmente, com a pandemia, a gente tem feito uma média de 120 a 150 atendimentos mensais, e nossa intenção é chegar a pelo menos 300. Melhorando nosso centro cirúrgico, a nossa estrutura, tendo uma ala de laboratório, um local específico para fazer exames de imagens, a gente vai conseguir passar a atender média e alta complexidade num futuro breve”, comemora.

Fonte: Secom – Prefeitura de Barueri