Integrantes do Profesp (Programa Forças no Esporte) participaram na quinta-feira (dia 28) de uma reunião para tratar da retomada das atividades em 2021. 

Representantes das Secretarias de Assistência e Desenvolvimento Social (Sads), Esportes, Educação e também o Exército Brasileiro tomarão como base o calendário da Secretaria de Educação. 

Ações  

Durante o período da pandemia, o Profesp manteve algumas ações. Foram realizadas visitas a crianças, adolescentes e famílias pela equipe do Profesp, junto com professores do Esporte e com os militares, em parceria com os Cras.  Os Cras  fizeram a abordagem das famílias verificando a questão alimentar, a cesta básica, Cadastro Único e outras demandas que foram surgindo ao longo da pandemia. Ou seja, apesar do distanciamento social, foi possível manter um acompanhamento.  

A volta 

Na reunião do dia 28, a equipe da Sads apresentou o panorama de tudo que foi feito: a radiografia do atendimento às famílias. Já está certo de que a retomada às atividades será feita de acordo com o calendário da Secretaria de Educação. Para isso, a equipe do Profesp seguirá todos os protocolos sanitários exigidos para retornar às aulas com segurança. 

Adriana Bueno Molina, secretária da Sads, destacou a gratidão das famílias visitadas pela equipe: “o Profesp tem conseguido garantir a proteção social dessas crianças, adolescentes e famílias e, para nós, isso é motivo de muita alegria”. 

Profesp 

Participam do Profesp atualmente 220 alunos na parte de esportes (de 8 a 16 anos). O programa atende crianças e adolescentes inscritos nos Cras com aulas de esportes, reforço escolar, além de complementar o trabalho do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. As aulas são ministradas na Vila Militar. 

Elite Aprendiz 

Em 2019 foi implantado o Profesp Elite Aprendiz para uma turma de 46 alunos (de 14 a 16 anos), que recebeu cursos de capacitação e deve ingressar na primeira experiência profissional.

Fonte: Secom – Prefeitura de Barueri