Principais obras preparam cidade para as próximas décadas

0
70

As obras são muitas. Viárias, de infraestrutura urbana, de reformas e ampliação de serviços públicos ou de auxílio nos mais diversos segmentos. Em toda cidade há pelo menos uma melhoria sendo executada pela Prefeitura de Barueri como parte do planejamento de preparar o Município para as próximas décadas.

Algumas obras se destacam entre as centenas em execução. São as carros-chefes que vão impulsionar ainda mais o desenvolvimento socioeconômico e cultural de Barueri.

“São obras que vão projetar Barueri para um novo patamar de desenvolvimento. Mesmo com tudo que já foi feito pela nossa Administração, na Saúde, na Educação, no Lazer e nas demais áreas, sempre olhamos para o futuro e para as novas gerações. Por isso estamos construindo a Praça das Artes, os piscinões que vão acabar com as enchentes, o complexo esportivo do Jardim Silveira e o Hospital Regional”, afirma o secretário de Obras, Beto Piteri.

Recentemente o secretário esteve negociando com o Governo do Estado de São Paulo a compra dos equipamentos do novo Hospital Regional. “As negociações para a aquisição, assim como as obras, estão bem avançadas”, destacou.

Hospital Regional
Hospital Regional Rota dos Bandeirantes dará à região o maior e mais moderno hospital público de alta complexidade do Estado. Fruto de um convênio com o governo do estado de São Paulo, o hospital beneficiará cerca de 1,8 milhão de pessoas que moram em Barueri e nas cidades vizinhas, como Jandira, Itapevi, Osasco, Carapicuíba etc. Ele terá capacidade para 1.100 internações e 580 cirurgias por mês. Serão 370 leitos, dos quais 50 de UTI e oito salas cirúrgicas.

Praça das Artes
Praça das Artes certamente será uma referência em equipamento cultural no estado de São Paulo e no Brasil. A construção, com projeto arquitetônico de Ruy Ohtake (1938-2021) e mais de 90% concluída, terá 20,8 mil metros quadros de área construída em vários pavimentos.

O local oferecerá aulas de música, teatro, artes gráficas e dança à população. O teatro terá capacidade para mais de 900 lugares, e contará ainda com pinacoteca, biblioteca, área midiática, oficinas de cenários, figurinos e artesanato, estacionamento com 400 vagas, restaurantes, entre outros espaços.

Piscinões
A Prefeitura projetou a construção de três piscinões. O da Vila Márcia, já em obras, terá uma área de 24.000 metros quadrados e capacidade total de 350 milhões de litros. De acordo com Beto Piteri, até o final deste ano já terá cerca de 80% da sua capacidade em condições para evitar o problema de cheias nas chuvas do ano que vem. Pelo projeto, haverá também outro piscinão na Vila Itaquiti e um terceiro no Jardim Silveira, na área do complexo esportivo em construção.

Complexo Esportivo do Jardim Silveira
São 18 mil metros quadrados de área construída no Complexo Esportivo Jd. Silveira, que compõe dois ginásios com arquibancadas, amplo estacionamento, alojamento para atletas, pista de atletismo, campo de futebol com grama sintética, espaço para ginástica artística, artes marciais, auditório para 150 pessoas, espaço de atividades para adultos, como pilates, alongamento e ginástica.

“Essa é uma obra ‘padrão Barueri’, como todas que estamos fazendo na cidade”, afirmou o secretário de Obras.

Fonte: Secom – Prefeitura de Barueri