a Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Finanças,  firmou parceria com a Eletropaulo para aderir ao programa GEM (Gestão Energética Municipal) – cujo objetivo é auxiliar as prefeituras na redução do consumo e das despesas com energia nas instalações municipais. O evento ocorreu no auditório do Centro de Formação dos Professores.

Além da apresentação do programa, também houve a indicação dos agentes das secretarias, que serão responsáveis em aplicar as medidas em seu ambiente de trabalho. Nesse primeiro momento foram indicadas 10 pessoas. A implementação será gradativa e deverá contar com 20 agentes no total.

A empresa Facto Energy, representada por Roberto Velásquez, será a responsável em capacitar os servidores. Eles aprenderão conceitos de sustentabilidade; setor elétrico brasileiro; conceitos de eficiência energética; análise e gestão de faturas de energia elétrica; conceitos de energia e demanda; eficiência energética em edificações/ arquitetura bioclimática; conceitos de iluminação e refrigeração eficiente; projetos de eficiência energética/avaliação técnica – financeira de projetos; levantamento de carga e diagnósticos energéticos e fontes alternativas de geração. O tempo estimado da capacitação será de 7 a 8 meses, sendo que ao final receberão um documento orientador.

A Facto Energy será responsável por diagnósticos energéticos nas instalações municipais e dará suporte para a elaboração de um Plano Diretor de Energia Elétrica. Ao final do projeto, um Plano Municipal de Gestão de Energia será entregue ao prefeito.

“Estamos muito felizes com essa parceria e a economia que ela trará a nossa cidade”, disse a vice-prefeita, Ana Maria Rossi, que representou o prefeito Rogério Lins na atividade.

O secretário de Finanças, Pedro Sotero, ressaltou a importância de se adotar um programa como esse na cidade. “Tanto se fala sobre o consumo racional de energia e o Poder Público precisa dar o exemplo. Com a implantação desse programa, teremos uma economia de R$ 1 milhão por ano”, disse.

Participaram do evento, a Gestora de Clientes da Eletropaulo, Nadja Regina de Souza e o Gestor de Projetos Maurício Gusmão; o auditor da Secretaria de Finanças e coordenador do projeto pela Prefeitura, Paulo William; os secretários Pedro Sotero (Finanças) e José Toste (Educação), além de Roberto Velásquez, da Facto Energy.

 

Programa GEM

Tem como objetivo desenvolver a cultura da eficiência energética no município, mostrando sua importância para a Prefeitura e sociedade. A Gestão Energética Municipal constitui-se em um instrumento de gestão dedicado à racionalização dos gastos com energia e está integrada com a política de modernização administrativa da prefeitura.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui