Durante os dias 0304 e 06 de agosto, das 8h ao meio-dia, no Centro de Aperfeiçoamento de Professores (CAP), aconteceram as Pré-conferências da Secretaria de Saúde de Barueri. Esses eventos são uma preparação para a 7ª edição da Conferência Municipal, que ocorrerá em 26 de agosto (quinta-feira), no mesmo local.

O objetivo é propor uma reflexão sobre o sistema de saúde pública e permitir que representantes da sociedade civil e de órgãos de saúde apontem alternativas para a melhora gradativa do SUS (Sistema Único de Saúde). Para que isso ocorra, há debates e projetos criados entre munícipes e, conjunto com a esfera pública.

Este ano o tema proposto é “Pandemia Coronavírus: Soluções e Desafios”. O maior desafio está em retomar os atendimentos que foram prejudicados ou interrompidos devido as ações de contenção da Covid-19 e uma das armas para a retomada segura é a vacinação, que permite proteger o maior contingente de pessoas para um controle efetivo da doença.

Para a médica sanitarista Mitie Tada Brasil, da Assessoria de Gabinete da Secretaria de Saúde, a participação popular é essencial, pois dela é que dependem os resultados da Conferência e seus desdobramentos. Resultados esses que visam a melhoria do SUS para que possa suprir as necessidades de seus usuários, contemplando os pressupostos de universalidade, integralidade e equidade. “A participação do munícipe é muito relevante para que a Conferência ganhe forma e possa influenciar positivamente na gestão municipal e servir de exemplo em outras esferas, quer seja estadual ou nacional.

Durante os encontros foram discutidos painéis e eleitos os delegados que levarão as propostas formuladas adiante, na Conferência Municipal. Esta, por sua vez, garantirá a participação de Barueri nas Conferências estadual e federal.

Fonte: Secom – Prefeitura de Barueri