Barueri comemora Dia Internacional da Juventude

0
46

Já dizia o trecho da música do grupo Maneva: “Dó de quem duvida que os sonhos podem ser reais”, afinal, a juventude segue nessa luta: o de sonhar com um futuro melhor. E pensando nisso que a Secretaria de Relações Institucionais (SRI), por meio da Coordenadoria da Juventude de Barueri, está engajada em apoiar projetos que acolhem os jovens a atingirem seus objetivos e conquistarem seus sonhos.

Os mais de 70 mil jovens de Barueri, com idades entre 15 e 29 anos, hoje, encontram na cidade oportunidades e incentivos voltados à educação, ao esporte, à cultura, à capacitação, ao emprego e ao empreendedorismo.

Dia Internacional da Juventude
Para celebrar o Dia Internacional da Juventude, comemorado em 12 de agosto, está programada, a partir das 8h, uma live transmitida pelas redes sociais da Coordenadoria da Juventude com a participação de vários convidados, entre eles o coletivo Batalha da Aldeia, que, a partir das 16 horas, reunirá MC’s que farão uma disputa acirrada de rimas improvisadas. Na live também está previsto o lançamento do projeto Labjovem – Laboratório de Formação de Lideranças, com aulas on-line e gratuitas.

“Estamos focados em proporcionar ao jovem projetos que possam resgatar a sua autoestima, com a missão de viabilizar políticas públicas que lhe tragam um futuro melhor”, disse o secretário de Relações Institucionais, Mário Trimboli.

Conheça abaixo o que mais a Prefeitura de Barueri oferta aos jovens da cidade.

Casa da Juventude
Está prevista para este mês a inauguração da Casa da Juventude, ligada à SRI, um espaço exclusivo para melhor acolher o jovem da cidade. No local está prevista a oferta de cursos de capacitação em parceria com a Etec e com a Assinco, e ainda um ambiente compartilhado no estilo coworking para a garotada ter um local adequado ao trabalho com computadores e acesso à internet.  Vale lembrar que a Coordenadoria também oferece atendimento psicológico gratuito para os jovens.

O que tem pro jovem na Educação?
Além de um projeto pedagógico atual e inovador, na Educação a moçada conta com a novidade do projeto Sala Maker, implementado pelo Departamento Técnico de Tecnologia e Informação Educacional da Secretaria de Educação.  São 16 polos que atendem mais de 10 mil alunos que têm contato com o universo “faça você mesmo”, com acesso a impressoras 3D, drones, automação, robótica, arduíno (placa de prototipagem eletrônica de código aberto) e material pedagógico especializado.

Cultura tem de tudo!
Todo o jovem é um aspirante a artista, e para quem quer descobrir ou aprimorar seus talentos, a Secretaria de Cultura e Turismo de Barueri oferece Oficinas de Artes com cursos de pintura em tela, desenho e pintura, mangá, caricatura, circo, jazz dance, danças brasileiras, street dance, zumba, dança de salão, ballet, violino, cavaquinho, canto e coral, violão clássico, violão popular, viola caipira, teatro, teatro musical, xadrez e sopro (flauta, trompete e trombone). Além disso, há a constante oferta de cursos, lives, e diversas outras intervenções nas mais diferentes áreas.

Cursos de qualificação pra quem está de olho no mercado
Por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Trabalho, os jovens a partir de 18 anos contam com o Programa Meu Futuro, que oferece diversos cursos de qualificação profissional gratuitos que atendem a necessidade do mercado de trabalho. Mesmo com a pandemia a oferta de cursos não parou, eles têm sido oferecidos em EAD (Educação a Distância).

Esporte na veia!
A Secretaria de Esportes oferece dezenas de modalidades que atendem todas as faixas etárias, e claro, a moçada mais nova pode se engajar em várias atividades esportivas, como futebol, futsal, voleibol, basquete, handebol, tênis, capoeira,  jiu jítsu, judô, karatê, kung fu, taekwondo e muay thay. Para a galera com mais de 18 também tem aulas de zumba, tênis, pilates, condicionamento físico e cross training.

Tecnologia e Inovação pra galera mais ligada
O Centro de Inovação e Tecnologia (Cit) oferece a liberdade criativa também para jovens estudantes por meio da plataforma Inovação Barueri, que concentra ferramentas para desenvolvimento de pesquisas científicas e tecnológicas, além também um ambiente multifuncional com o espaço maker, pré-incubadora e incubadora de startup.

Fonte: Secom – Prefeitura de Barueri